Combata Fake News

É fake news que PT implantaria banheiro unissex em escolas

O bolsonarismo está circulando um material inventado, dizendo um eventual governo do PT implantaria banheiros unissex em escolas e repartições públicas. Isso é falso! A postagem mentirosa varia de formato e, em uma das versões, cita uma lei proposta por um vereador de direita, do PROS, e que foi negada, ou seja, não avançou. Mas para o bolsonarismo não interessa a verdade e, sim, criar e divulgar materiais para assustar adultos inventando perigos imaginários para crianças. Isso se chama pânico moral.

A pauta do banheiro unissex é um dos pilares do que a máquina de desinformação e fake news de Bolsonaro movimenta, a suposta “ideologia de gênero”. A insistência em “alertar” as pessoas sobre algo que não existe é uma maneira desonesta de confundir eleitores conservadores, especialmente o público evangélico. Já mostramos que a expressão não é sequer reconhecida por pesquisadores do tema e que o uso político dela tem a finalidade de tumultuar o debate público e causar pânico desnecessário. 

Não serão implantados banheiros unissex em escolas

As crianças brasileiras não estão diante desse risco imaginário: elas estão passando fome e morrendo! Nos governos Lula, a mortalidade infantil caiu pela metade. Sob Bolsonaro, milhões de brasileiros voltaram à miséria. Em vez de enfrentar os problemas do país, o bolsonarismo se apega a mentiras e desinformação. Em 2020 circulou uma fake news similar à de agora, dizendo que o PSOL teria entrado com uma ação para tornar obrigatório banheiros unissex em escolas. A afirmação é falsa, pois a ação elaborada era sobre proteger crianças de bullying homofóbico através do Plano Nacional de Educação Básica.

Essa é a forma como eles agem, inventam mentiras e as difundem, enganando a população. Assim, criam o atrito necessário para arrebanhar novos eleitores, enquanto, na verdade, não têm nada de concreto para melhorar a vida dos brasileiros. Enquanto alimentam o fantasma da ideologia de gênero, que não existe, deixam 33 milhões de pessoas sem ter o que comer.

Neste segundo turno, é hora de reforçar o alerta contra fake news, hora de conversar com quem está espalhando essas mentiras e mostrar as propostas do Lula. Temos um país para reconstruir com base na verdade!

Posts Recentes

Entre no Zap do Lula

O Zap do Lula trás informações quentes e segmentadas para você poder ficar por dentro…

8 meses atrás

Chamou? Chegou! Só os entregadores ON!

Valorizar essa categoria é um dos planos do governo do Presidente Lula. Entregadores merecem e…

12 meses atrás

Confira a lista completa de grupos do Time Lula Brasil!

Confira a lista de grupos regionais do Time Lula Brasil aqui! Participe e faça parte…

12 meses atrás

Tudo o que você precisa saber sobre o Zap do Lula!

Trabalho feito por militantes e ativistas voluntários busca organizar a comunicação no WhatsApp

12 meses atrás

Janja te convida para o Time Lula Mulheres!

Faça parte do Zap Time Lula Mulheres! Grupos especiais em defesa da democracia construídos por…

1 ano atrás

8M A força e luta da mulher em defesa da democracia segue aqui!

8 de março, um dia que simboliza todas as mulheres e suas lutas, que são…

1 ano atrás