É #FAKE que Manuela D’Ávila disse que quer acabar com todos os feriados cristãos

Compartilhar:

Circula pelas redes sociais um vídeo em que Manuela D’Ávila (PCdoB), candidata a vice-presidente da chapa de Fernando Haddad (PT), critica a manutenção de feriados cristãos no calendário oficial do país. Trata-se de uma montagem e a declaração que aparece na versão é #FAKE.

O vídeo foi editado e une frases ditas em diferentes momentos de uma sabatina com Manuela realizada em junho pela revista “Istoé”.

Um dos vídeos publicados com conteúdo falso tem mais de 40 mil compartilhamentos no Facebook e quase 800 mil visualizações. É possível perceber que o vídeo já começa truncado, o que indica uma montagem.

Em pouco mais de 10 segundos, os internautas são levados a acreditar que a parlamentar do PCdoB disse a seguinte frase: “Um dia do nosso calendário útil. Acaba que isso prejudica e faz com que brasileiros que não são cristãos, como eu, sejam penalizados. Não é certo”.

Na íntegra da entrevista, disponível no canal oficial da revista no Youtube, é possível conferir a fala completa de Manuela a partir de 1h14 de entrevista, quando ela responde uma pergunta sobre o ensino religioso em escolas.

Confira a fala completa:

“Quando a gente vai conversar, quando a gente sai da macropolítica para a vida real e chega numa escola de ensino fundamental ou de ensino médio, e começa a ver como a não laicidade do estado impacta pessoas que fazem outras opções, que não a da maré, da onda. Pega um estudante brasileiro de religião afro, ele não tem liberação de nenhum dos seu rituais. Os católicos ou cristãos, como eu, todos os domingos são liberados. Os metodistas, que têm um tempo específico, um determinado turno de um dia do nosso calendário útil. Acaba que isso prejudica e faz com que brasileiros que não são cristãos como eu sejam penalizados. Não é certo.”