24 de maio de 2022

Nós temos que visitar cada rua. Nós temos que visitar cada loja. Nós temos que visitar cada agência bancária. Nós temos que visitar cada porta de fábrica. Nós precisamos ficar na estação do metrô, na estação de trem, no ponto de ônibus. Nós precisamos ficar na rua onde as pessoas estão passando para conversar com as pessoas, porque o nosso adversário ele mente 7 vezes por dia. Ele é o rei da fake news, é o rei da mentira, e ele conta mentiras contra o povo brasileiro!

Lula em Belo Horizonte

O recado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é claro. No cenário político atual, A mentira e o ódio, instrumentalizado por Jair Bolsonaro em toda a sua vida pública, compõem uma verdadeira cartilha usada pela extrema direita para enganar o povo, manipular sentimentos e criar cortinas de fumaça sobre os urgentes debates pelos quais a sociedade clama a fim de construir um país para todos e todas, com dignidade, comida no prato, Saúde e Educação.

Para o presidente e seus apoiadores, a política não é espaço de debate por excelência, onde todos e todas têm voz sem exceção. No manual deles, ganha quem grita mais alto, quem distorce melhor, quem cria a maior cortina de fumaça para atrapalhar o debate público e esconder os diários escândalos de corrupção desse governo.

+ Como denunciar mentiras e fake news do bolsonarismo

São mentiras sobre as urnas, as eleições, sobre obras que nunca fizeram, falas que nunca foram ditas e ataques para acabar com a reputação de políticos, artistas e todos que se posicionam contra o governo genocida, que matou quase 650 mil pessoas por conta da covid-19 e segue matando de frio, de fome e de miséria. E eles não têm o menor pudor de serem publicamente desmentidos porque, para eles, o que vale é plantar a dúvida, um sentimento negativo, qualquer coisa que te distraia do que realmente está acontecendo.

@verdadenarede A luta pela verdade é diária! #lulaembh #vamosjuntospelobrasil #vamosjunt❤spelobrasil #lulaemminas #lula #verdadenarede #politicabrasil #lulapelobrasil #bastadefakenews #fakenews ♬ som original – verdadenarede

Enquanto eles ocupam as redes sociais, muitas vezes com dinheiro público, com seu ódio e desinformação, temos de estar atentos para não comentar, compartilhar ou interagir de qualquer forma. Uma notícia falsa circula dezenas de vezes mais do que uma verdadeira, então qualquer interação, mesmo que em tom de denúncia, ajuda a espalhar aquela mentira que queremos combater.

É para isso que o Verdade na Rede está aqui, ativo e operante para ajudar nessa missão de exorcizar o ódio e a mentira do debate público. Em pouco mais de dois meses de atuação, já recebemos mais de 2 mil denúncias e cadastramos 373 matérias com checagens de fatos realizadas por agências de fact checking, além de 128 conteúdos próprios, entre vídeos, cards e textos didáticos sobre como reconhecer e o que fazer diante de fake news; materiais desconstruindo fake news específicas e conteúdo expondo os mecanismos pelos quais agem as milícias digitais e o gabinete do ódio. São materiais essenciais para você entender a indústria que tenta te manipular e não cair nessa!

Esses conteúdos alimentam mais de 60 grupos de Whatsapp, mantidos de forma orgânica e com adesão voluntária de mais de 12 mil pessoas. Municiado da verdade, nossos Agentes da Verdade desbravam a internet enviando uma verdade para cada mentira contada. E, a partir das denúncias recebidas, a equipe jurídica do PT moveu uma série de processos judiciais: contra outdoors com campanhas difamatórias em diversas cidades, contra Bolsonaro por fake news e para garantir a segurança das eleições, contra fake news de Flávio Bolsonaro, para investigação de ameaças físicas a Lula e a petistas. Espalhar fake news é crime, assim como fazer campanha antecipada, e estamos atentos e atentas a isso e tomando todas as medidas necessárias.

+ Entre em um de nossos grupos de Whatsapp e torne-se um Agente da Verdade!

E, se por trás de cada desinformação há um interesse político, por trás de cada número de Zap há uma pessoa que merece ser tratada com respeito, que tem de ter sua opinião política e inteligência respeitada para tomar as melhores decisões e posicionamentos em sua vida. Brigar na internet não é a solução, mas dialogar.

É por isso também que todos os dias desmentimos uma série de absurdos do bolsonarismo. Essa não é uma disputa que fazemos só nas redes, mas em todos os espaços em que estivermos. Para que você onde quer que esteja, no transporte público, na feira, na escola ou no trabalho, tenha certeza sobre os dados e possa se posicionar quando quiserem te fazer engolir goela abaixo um governo que não faz nada pelo povo — e o pouco que faz, é contra ele.

A cerca de 6 meses das eleições, segue nítida qual é a tática preferida do bolsonarismo para fugir do debate político: a mentira. Ele mente para fazer o povo perder a confiança nas instituições, mente para colocar dúvida sobre as eleições, mente sobre as ações que não tomou durante o seu governo e mente quando esse mesmo governo se vê metido em denúncias de corrupção que já são quase diárias. Segundo a agência Aos Fatos, no ano passado Jair abriu a boca sete vezes por dia só para falar mentiras.

Como deixou claro a presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, “temos de estar preparados e alertar a população para o fato de que tudo o que vem do Bolsonaro é mentira”. Por isso, criamos também um tutorial para identificar notícias falsas nas redesEstamos nas redes sociais e no WhatsApp, e todos os dias recebemos denúncias de agentes da verdade que se mobilizam para ajudar a construir um ambiente sério e saudável para os debates nas redes sociais na próxima eleição.

O caminho para a verdade é simples e conta com o apoio da nossa equipe. Os passos são os seguintes:

1 – Viu uma mentira?

Não a divulgue, nem para seus amigos mais próximos. Bolsonaro quer nos afogar nas suas falsidades. Saia dessa. Respire fundo, entre em https://lula.com.br/verdadenarede/ e busque uma vacina para as fake news que não param de pingar nos seus grupos de zap.

É só ir no campo de busca e digitar uma palavra marcante da notícia falsa.

Responda a mentira com uma verdade. O nosso site reúne o material das agências de checagem e conteúdo próprio. É preciso desmontar os argumentos falsos e as narrativas fantasiosas do bolsonarismo. Ao responder à mentira, encaminhe uma das vacinas, aproveite e já envie algumas das realizações dos governos do PT para gerar um debate produtivo e sem briga.

2 – Não encontrou uma vacina?

Denuncie a fake news com a qual você se deparou. Você pode fazer isso em nosso site, clicando no botão vermelho DENUNCIE AQUI. Produziremos novas vacinas a partir das novas cepas do bolsovírus. Além disso, nosso time jurídico irá avaliar a sua denúncia e, se for necessário entraremos em contato para maiores informações.

3 – Como seguir informado?

É só se cadastrar em um dos nossos grupos de WhatsApp. Estaremos sempre de olho. Procurando as mentiras que circulam nas redes e em grupos de WhatsApp e Telegram e trazendo a verdade.