05 de outubro de 2018

São realmente sérios os ataques à democracia promovidos pelas Fake News às vésperas das eleições. Uma mensagem MENTIROSA está circulando pelo WhatsApp afirmando que a TV Record noticiando que urnas eletrônicas fraudadas teriam sido apreendidas pela polícia federal. Obviamente a notícia é FALSA. A equipe do site do Lula entrou em contato com a emissora, por telefone e por email, e a emissora negou qualquer notícia do tipo.

Essa espécie de mentira é muito preocupante e coloca em cheque a segurança do processo democrático. A Justiça Eleitoral utiliza o que há de mais moderno em termos de segurança da informação para garantir a integridade, a autenticidade e, quando necessário, o sigilo. Esses mecanismos foram postos repetidamente à prova durante os Testes Públicos de Segurança realizados pelo TSE , nos quais nenhuma tentativa de adulteração dos sistemas ou dos resultados da votação obteve êxito.

A urna eletrônica brasileira é um projeto maduro, que já completou 18 anos de existência. Nos últimos anos, a Justiça Eleitoral tem organizado eleições seguras, transparentes e muito rápidas, que têm servido de modelo e inspiração para todo o mundo. As eleições e as urnas brasileiras são seguras e confiáveis, seja pelo trabalho árduo da Justiça Eleitoral, seja pelo efetivo acompanhamento de todo o processo pela sociedade.

Além disso, pela primeira vez, o Brasil terá uma missão da OEA, que observará as eleições gerais. Um grupo de especialistas já fez uma visita preliminar ao país e voltará na pão das votações em 15 estados brasileiros. Em entrevista originalmente publicada nos jornais Estadão e Folha de S.Paulo, Gerardo afirmou que não há motivo para descoróxima semana para acompanhar a realizaçnfiar da urna eletrônica.

Ajude a combater esse tipo de mentira que ensaia para um possível.

Lembramos que no Brasil espalhar boatos e notícia falsa é CRIME.

Denuncie boatos, mentiras e Fake News pelo Zap do Lula (11) 974 028 726