O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou o compromisso de novamente priorizar a educação como fez quando governou o Brasil. “Único caminho para o Brasil ser competitivo como os países avançados”, destacou, em entrevista nesta manhã à Rede Brasil FM. Lula disse que a área precisa ser vista como necessidade nacional.
“A educação é a única coisa que vai garantir que esse país, um dia, vai ser competitivo com os países mais avançados. Será a única coisa que vai garantir que a gente vai exportar não apenas commodities, mas inteligência e conhecimento. E por isso, para mim, a educação é fundamental”.
Na entrevista, o ex-presidente comentou que o orçamento poderá ter recursos remanejados para que a educação tenha o dinheiro que precisa. “Nós vamos encontrar dinheiro, nós vamos mexer no orçamento, porque nós precisamos colocar dinheiro na educação”, disse, lembrando que quando foi presidente o orçamento da educação triplicou e o Brasil ganhou mais universidades e escolas técnicas.
Fazer o país andar
O ex-presidente declarou que, se eleito, volta ao governo para fazer o país andar e cuidar das pessoas.
“Nós temos que cuidar desse povo, nós temos que cuidar de gerar emprego, nós temos que cuidar de aumentar o salário, nós temos que cuidar de reajustar o salário mínimo, que faz cinco anos que não é reajustado, e a merenda escolar. Nós temos que cuidar das pessoas que recebem pensão, das pessoas que têm deficiência física. Nós temos que voltar para esse país andar”.
Lula destacou também a necessidade de recuperar o funcionamento das instituições e voltar a fazer uma política ativa e altiva. E se comprometeu, novamente, a manter o Bolsa Família em R$ 600, com adicional de R$ 150 para cada criança de até seis anos.