Da Redação da Agência PT de Notícias
Os 40 Anos do Partido dos Trabalhadores foram marcados por profundas mudanças na sociedade brasileira. Do fim da ditadura até as Eleições de 2018 o país viveu intensas transformações sociais. Dentro dessas quatro décadas, 13 anos serão lembrados para sempre na história do Brasil. Como Luiz Inácio Lula da Silva ressalta, foi a primeira vez que o povo pobre foi incluído no orçamento federal. E é essa a principal preocupação do ex-presidente nos dias atuais, já que Jair Bolsonaro (sem partido) faz um governo da destruição.
Por isso, Lula fez uma contundente defesa da política e da unidade das forças progressistas em diálogo com o ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica no Festival PT 40 Anos, neste sábado (8), em que mais de 20 mil pessoas passaram pela Fundição Progresso. Segundo o ex-presidente, os partidos de oposição ao desgoverno Bolsonaro têm em comum a preocupação com a vida do povo brasileiro. “Eles estão conseguindo destruir tudo que nós fizemos nos 13 anos, além da subserviência ao governo americano. Temos de colocar na pauta a questão da soberania, meio ambiente, da água, emprego, educação e ciência e tecnologia”.
O ex-presidente uruguaio, por sua vez, fez uma crítica ao consumismo e fez uma reflexão sobre o modo de vida nos dias atuais: “A vida se vai e a pergunta é: basta gastar sua vida pagando contas, e contas, e contas? E você vai ter tempo para os afetos, para o amor, para seus filhos e amigos ou vai ser escravo do mercado? Essa é a pergunta que você tem que fazer. A vida não é só trabalhar, é preciso viver.”
“Confunde-se felicidade com comprar, mas assim você não vai ser feliz, vai ser escravo das contas. O mundo melhorará se o jovem se comprometer, se for capaz de gastar tempo da sua vida lutando pela justiça e pela igualdade em nossas vidas”, exaltou Mujica.
Junto com Mujica, o ex-presidente também fez um chamado aos jovens brasileiros. O ex-presidente uruguaio e atual senador lembrou que não há vida em sociedade sem a política. “A política é imprescindível para os seres humanos. Se vivemos em sociedade, vai haver conflito. E se há conflito, precisamos lutar para um novo valor para política. E quem faz isso são jovens”, destacou Mujica, que recebeu de Lula uma celebração:
“É importante a gente ouvir o companheiro Pepe Mujica. Ele já foi preso, torturado, ficou na solitário e ao invés de ficar em casa lamentado a vida, ele ainda tá na rua brigando pelo que é o melhor. Por isso, não há existe saída fora da política. E são os jovens que devem fazer a política. Eu queria deixar um recado para vocês. Que não desanimem nunca. Quero pedir para a juventude brasileira levar em conta que ela é muito importante para as lutas que teremos que fazer esse ano”, conclama Lula.