Em encontro com Gil e Thelminha, Lula valoriza a educação: é o que dá grandeza a uma nação

Compartilhar:

Na noite desta quarta-feira (1),o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva debateu sobre desigualdade social, educação e oportunidades com Thelminha e seus convidados: Gil do Vigor, Linn da Quebrada e Celso Athayde, no Triangulando. Ao lado do economista Gil e da médica Thelminha, Lula reforçou a importância da Educação para transformação social e a responsabilidade do Estado para incentivá-la. “O dinheiro mais sagrado que o Estado pode gastar é com a Educação. É isso que dá grandeza e soberania a uma nação”.

Thelma e Gil citaram a diferença que as políticas sociais do governo Lula fizeram na vida deles, que se formaram com o apoio do Prouni. Lula falou sobre a importância de outras políticas sociais que abrem oportunidade para redução da desigualdade, como o fortalecimento do SUS e de programas habitacionais, como o Minha Casa Minha Vida. 

Com investimentos para geração de emprego, política de aumento do salário mínimo e ampliação da rede de proteção social, o Brasil havia saído do “mapa da fome” em 2012, na gestão do PT. Lula lembrou a época em que o brasileiro era alegre, andava de cabeça erguida e era respeitado internacionalmente, criticando a desatenção do atual governo com a população que mais precisa.

Lula falou também da necessidade de valorizar o respeito e as posições de cada um.

“Eu sou católico e fui educado a tratar todas as religiões com respeito. E trato todo mundo com o respeito que gostaria de ser tratado. Cada um pratica a fé que quer”, disse.

Religião e respeito

SUS

Thelminha e Gil

Educação

Distribuição de renda