Em entrevista nesta quinta-feira (17), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu uma oração pelas vítimas da tragédia que ocorreu em Petrópolis nessa semana. O temporal que atingiu a cidade fluminense já deixou 105 mortos. Lula dá entrevista para rádios da região do Cariri, no Ceará.
“Queria começar pedindo licença para fazer um apelo para o povo da cidade de Juazeiro, a terra do nosso querido ´Padim Ciço´, que o povo de Juazeiro fizesse uma reza muito forte em solidariedade às vítimas de Petrópolis. Já são 105 pessoas mortas, 134 desaparecidas, da maior tromba d´água que se tem notícia nos últimos 90 anos. É muito importante que a gente, que tem fé, que a gente que acredita em Deus, a gente possa fazer uma reza forte para estimular, e diminuir o sofrimento das pessoas que estão vivendo esse drama insuportável, causado pelas enchentes. Quero aproveitar esse momento para dizer ao povo do Ceará, ao povo de Juazeiro, ao povo que segue Padrinho Cícero, que é muito importante a gente fazer uma profissão de fé, para fortalecer não só as vítimas, mas também os parentes que estão sofrendo muito com o que aconteceu em Petrópolis””, disse Lula, logo no início da transmissão.
Veja outras declarações de Lula para Rádio Progresso, de Juazeiro do Norte (CE):
Ninguém pode se conformar em passar fome. Esse país é o terceiro maior produtor de alimento no mundo, o maior de proteína animal. Não tem sentido uma senhora ir pegar um osso para comer em casa. Isso é uma vergonha.
— Lula (@LulaOficial) February 17, 2022
O custo do barril do pré-sal equivale ao da Arábia Saudita. Como o Brasil é autossuficiente, não precisa seguir o preço internacional. Hoje, 432 empresas importam gasolina dos Estados Unidos em dólar. E quem paga mais caro? O povo, o caminhoneiro, o preço no custo dos alimentos.
— Lula (@LulaOficial) February 17, 2022
Os políticos, quando estão no palanque, lembram dos pobres e esquecem dos banqueiros, dos empresários. Quando descem, esquecem dos pobres. Esse país só vai dar certo quando tiver um governante que pense no povo todo. Eu quero que o empresário ganhe bem, mas o trabalhador também.
— Lula (@LulaOficial) February 17, 2022
Eu melhorei meu discurso. Não falo só do pessoal voltar a comer churrasco, mas também o pessoal vegetariano, que não come carne, poder comer uma boa salada orgânica, estimularmos uma agricultura mais saudável no nosso país.
— Lula (@LulaOficial) February 17, 2022
Você leva 10 anos para construir uma coisa boa e eles destroem tudo em um ano. Esse governo não cuida da economia, da pandemia, da educação e saúde. Não cuida do Nordeste. Brigou com governadores do Nordeste que criaram a essa coisa extraordinária que foi o Consórcio do Nordeste.
— Lula (@LulaOficial) February 17, 2022
Estávamos cuidando de levar água para o Nordeste, teimamos de fazer a transposição do rio São Francisco, uma obra pensada desde o Império, e ela ficou 88% pronta no nosso governo. E eu fico feliz que o semiárido e Fortaleza vão resolver definitivamente a questão da água.
— Lula (@LulaOficial) February 17, 2022
Nós precisamos devolver ao povo do Nordeste a cidadania, o direito de trabalhar, de comer, de ser feliz. O povo nordestino merece respeito do povo brasileiro inteiro, por que carrega ao logo da história o abandono das elites governantes desse país.
— Lula (@LulaOficial) February 17, 2022
Todos nós que temos fé, que façamos uma reza forte para estimular a recuperação, os trabalhos de busca e amenizar o sofrimento do povo de Petrópolis, em especial de quem perdeu amigos e familiares.
— Lula (@LulaOficial) February 17, 2022