O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva jantou na noite desta terça-feira (5) com o presidente peruano Ollanta Humala e com a primeira-dama Nadine Heredia. Lula chegou ao Peru na tarde desta terça, depois de uma agenda em Bogotá, na qual também encontrou com o presidente Juan Manuel Santos.
Para ver mais imagens e baixar fotos em alta resolução, visite o Picasa do Instituto Lula.
Lula e Humala voltam a se encontrar na manhã desta quarta-feira (5), em Lima. Ollanta Humala estará presente e discursará em um encontro com Lula promovido pela Câmara de Comércio Brasil-Peru em celebração aos 10 anos da Aliança Estratégica entre os dois países, firmada por Lula com o então presidente peruano Alejandro Toledo, em 2003. Durante o governo Lula, o fluxo comercial entre Brasil e Peru cresceu mais de 4 vezes, passando de US$ 747 milhões para mais de US$ 3,2 bilhões. Uma obra exemplar dessa parceira foi a conclusão da rodovia Transoceânica, que liga o Brasil ao litoral peruano, oferecendo uma alternativa de transporte de produtos brasileiros para o Pacífico e impulsionando a integração entre os dois países.
O encontro será transmitido ao vivo pela TV Perú e pode ser visto abaixo, a partir das 11h (horário de Brasília).
À tarde, Lula receberá o título de doutor honoris causa da Universidade Nacional Maior de São Marcos, a mais antiga universidade das Américas, fundada em 1551.
Na quinta-feira (6), em Quito, no Equador, Lula se encontra com o presidente Rafael Correa e recebe a Condecoração da Ordem Nacional de San Lorenzo.
Na sexta-feira pela manhã (7), Lula faz uma palestra para a Câmara de Comércio Equatoriana Brasileira e à tarde recebe títulos de doutor honoris causa concedidos por três instituições equatorianas: a Universidade Internacional do Equador, a Universidade Andina Simon Bolívar e a Escola Superior Politécnica del Litoral.
Na própria sexta-feira Lula retorna para São Bernardo do Campo.