Enfrentar a violência contra a mulher é prioridade, diz Lula

Ex-presidente recordou que foi o responsável por sancionar a Lei Maria da Penha, e que o Estado precisa criar novos mecanismos para coibir a misoginia

Compartilhar:

Enfrentar a violência contra a mulher é prioridade, diz Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou que a violência contra as mulheres tenha aumentado nos últimos anos. Ele recordou que foi o responsável por sancionar a Lei Maria da Penha, em 2006, e disse que o Estado precisa criar mais mecanismos para coibir esse tipo de crime.

“A lei é muito dura, mesmo assim, as pessoas desrespeitam a lei. Nós fizemos a Casa Mulher e vamos criar novos instrumentos para que as mulheres possam ter segurança. Se, por acaso, tiver um marido que agride a mulher, ela tem que perder a vergonha e denunciar”, declarou.

A Casa da Mulher Brasileira, citada por Lula, foi criada no governo do Partido dos Trabalhadores e tem como objetivo proporcionar atendimento humanizado e especializado à mulher em situação de violência doméstica.

O espaço reúne em um só lugar juizado especial, promotoria, Defensoria Pública, delegacia especializada, alojamento de passagem, brinquedoteca, apoio psicossocial e capacitação para a sua autonomia econômica.

A experiência influenciou locais como Maranhão e Bahia a criarem secretarias de estado especificamente voltadas para o desenvolvimento de políticas públicas para as mulheres.

“O Estado precisa cuidar da vítima, que muitas vezes não denuncia, e o marido volta outra vez a ser agressivo contra ela. Então, é preciso que o Estado crie delegacias para que a gente possa cuidar das pessoas que denunciarem para que a mulher nunca mais seja agredida. Esse cidadão, se a gente pegar ele, tem que colocar na cadeia, porque mulher não foi feita para apanhar de homem”, completou o ex-presidente Lula.