É um escândalo. Enquanto há milhões de pessoas lutando pela verdade e clamando por respeito à democracia brasileira, o YouTube segue enriquecendo Gustavo Gayer e premiando mentirosos. O caso Gayer é o pior exemplo disso. Trata-se de um mentiroso compulsivo, de quem já falamos diversas vezes aqui. Ele usa o engajamento das fake news que dissemina como uma mina de ouro, já que segue sendo remunerado pelas plataformas digitais por gerar engajamento online. Na pandemia, foi o segundo canal que mais lucrou com mentiras. Como todo bolsonarista, é covarde e apaga provas de seus crimes quando a Justiça aperta. Para piorar, é candidato a deputado federal. Certamente em busca de foro privilegiado.
Em uma postagem recente, Gayer junta duas mentiras para atacar Lula, produzindo uma fake news 2 em 1, sendo que ambas já foram desmentidas. Uma delas, inclusive, teve sua remoção determinada pelo TSE. A primeira mentira é um vídeo manipulado, que usa um discurso de Lula a apoiadores de MTST, em 2017, em São Bernardo e altera seu conteúdo. A montagem foi feita por um bolsonarista e começou a circular no Kwai. É uma fake news do tipo Frankenstein, ou seja, aquela que corta, monta e cria monstros de desinformação. As palavras de Lula são cortadas para fazer parecer que ele teria chamado seus apoiadores de vagabundos. Isso já foi desmentido pelas agências de checagem. A segunda mentira é do tipo Parece Mas Não é, ou seja, a que anuncia algo que não está no vídeo ou texto que é apresentado. Trata-se da mentira de que uma mulher teria tido seu celular furtado no evento da campanha de Lula em Montes Claros (que por sinal foi incrível!). Tudo fake. E o YouTube segue enriquecendo o mentiroso.
Primeiro que não era uma mulher. O próprio dono do celular, Diego Paraiso, gravou um declarando que está tudo bem com seu celular e condenando as fake news bolsonaristas. A verdade é que a equipe do fotógrafo Ricardo Stuckert, que sempre acompanha Lula, pegou o celular da mão dele para ajudá-lo a fazer a foto da família de Diego com o ex-presidente. Gentileza é algo que o Gustavo Gayer provavelmente desconhece. Honestidade tampouco.
Quem vive de espalhar mentiras não consegue ver Lula encontrando com o povo de verdade, de carne e osso, e liderando as pesquisas de intenções de voto. O cotovelo doi, não é mesmo, Gayer? Pior é ver que o YouTube segue enriquecendo Gustavo Gayer e outros mentirosos.
Mas não é hora para brincar com a verdade. É preciso denunciar fake news, sempre, para que absurdos como os que são divulgados por esse sujeito não se espalhem. Quanto mais denúncias, maior a chance de o TSE agir de maneira rápida e eficaz contra as mentiras. No mais, o que podemos fazer é mandar um óleo de peroba para este sujeito.
O post ESCÂNDALO: YouTube segue enriquecendo o mentiroso Gustavo Gayer apareceu antes no Verdade na Rede.