A máquina de desinformação bolsonarista segue a todo vapor. Recentemente, perfis bolsonaristas inventaram e espalharam no Telegram e no WhatsApp a mentira de que a esposa de Marcos Camacho, o Marcola, líder do PCC, teria sido indicada como ministra da Segurança Pública no futuro governo Lula. Isso é falso. O presidente eleito sequer anunciou seu ministério e naturalmente que Cynthia Giglioni Herbas não estará entre as pessoas chamadas. Se você recebeu algo assim, desminta e avise a pessoa que ela está espalhando mentiras.
Tentar associar Lula ao PCC é uma tática repetitiva do bolsonarismo. Não existe relação entre Lula e PCC. Nunca existiu nem existirá. No período da campanha, o candidato derrotado Jair Bolsonaro diversas vezes infringiu a lei eleitoral ao difundir “informações sabidamente inverídicas”, ou seja, mentiras, nas redes sociais. Ele e seus filhos foram condenados pelo TSE por mentirem sobre o PCC e Lula. Agora temos a mentira como choro de perdedor — e crime de calúnia.
Como é de seu costume, a máquina de mentiras se aproveita de “migalhas” da realidade para criar boatos e atacar o presidente eleito. Dessa vez, bastou a esposa de Marcola ser citada no noticiário para que mais uma mentira surgisse.
Falar sobre a esposa de Marcola é apenas a mentira da vez para atacar Lula
No último dia 6 de novembro, o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, noticiou que o criminalista Alberto Toron assumiu a defesa de Cynthia, que está presa por denúncia de crimes de lavagem de dinheiro. O colunista também escreveu que o advogado “ambiciona ser ministro da Segurança Pública (se a pasta for mesmo criada)”. Aí bastou.
Em um vídeo cortado e no qual foi colocado um título com a mentira sobre a esposa de Marcola, o bolsonarista Luis Ernesto Lacombe lê trechos dessa notícia e faz insinuações maliciosas sobre o futuro governo Lula. É tudo mentira.
A máquina de desinformação segue criando mentiras porque a verdade dói para o bolsonarismo. O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva está em Brasília essa semana e foi recebido com imensa honra e alívio por representantes dos três poderes. O Gabinete de Transição avança dia após dia. Lula é um estadista, sabe a responsabilidade do cargo de Presidente da República e irá exercê-lo cercado de dos especialistas mais competentes em todas as áreas. O Brasil do Futuro está começando.