Estado deve assegurar transporte de qualidade com preço acessível, diz Lula

Em entrevista à Rádio Itatiaia, ex-presidente destaca que direito de ir e vir é sagrado e reforça que fará a duplicação da BR-381 entre Belo Horizonte e Governador Valadares

Compartilhar:

Lula diz que Estado deve garantir transporte de qualidade com preço acessível

Em entrevista à Rádio Itatiaia na noite desta terça-feira (27/09), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Estado deve garantir o direito de ir e vir com transporte de qualidade e preço acessível.

Em resposta sobre ideia de privatização do metrô de Belo Horizonte, o ex-presidente defendeu que, se o Estado não tiver competência para gerir o serviço, pode conceder com prazo determinado para a iniciativa privada. Se privatizar, deve determinar responsabilidades ao comprador para que a sociedade não perca qualidade na prestação do serviço.

“O direito de ir e vir é sagrado. As pessoas precisam ter transporte de qualidade e o metrô pode oferecer isso, inclusive com preço acessível. O cara não pode gastar 10% do salário mínimo com transporte”, afirmou.

Lula repetiu à repórter Edilene Lopes o compromisso feito em Ipatinga na sexta-feira da semana passada. Se ganhar as eleições, vai terminar a obra da rodovia 381, duplicando o trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares. “Se eu ganhar as eleições, vou acabar com a história de Minas Gerais ter estrada da morte. A estrada vai ser estrada do conforto e da vida”, afirmou.

Direito a coisas elementares

Lula disse estar confiante em ganhar as eleições para resolver os problemas do povo brasileiro, como a fome e o desemprego.

“ A gente tem que ter o direito de ter as coisas que são elementares. Errado é a gente não ter. Está garantido na Bíblia, está na Declaração Universal dos Direitos Humanos e está na nossa Constituição. Eu vou atrás disso e vou fazer esse povo voltar a sorrir”.

O ex-presidente reforçou compromissos de fazer com que o povo volte a comer três vezes ao dia, a estudar, a trabalhar, a ter água e a ter prazer na vida.  “Prazer de ser mineiro, prazer de ser paulista.  É isso que eu quero. Fazer as coisas que o povo quer, e o povo quer coisa simples.

Legado

Na conversa com a emissora de maior audiência do estado, Lula reforçou seu apreço por Minas, que frequenta desde a década de 1980, quando estava no movimento sindical, e disse que o PT tem um legado muito forte por lá. “Seja o legado de cuidar do emprego, de combater a fome, seja o cuidado do Luz para Todos, seja o cuidado de fazer reparação nas estradas que nós temos em Minas Gerais”.

Lula defendeu o voto em Alexandre Kalil e Alexandre Silveira, para o governo e o Senado, e disse que qualquer que for o resultado do primeiro turno das eleições, visitará Minas no segundo turno.