“Estou muito mais motivado e tenho certeza que posso consertar o Brasil”

Compartilhar:

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi recebido por uma multidão na cidade de Palmeira das Missões (RS) na noite desta quinta-feira (22), encerrando o quarto dia da etapa sul da caravana Lula pelo Brasil. Ao lado de representantes de movimentos sociais, da presidenta eleita Dilma Rousseff e demais dirigentes do PT, o ex-presidente relembrou as políticas públicas sociais que transformaram o Estado e o país nos últimos 12 anos e afirmou que está pronto para voltar a governar o Brasil. 

“A única razão pela qual eu quero ser candidato é que eu tenho certeza que posso consertar de novo esse país. Se preparem porque eu tenho uma energia que eles não imaginam. Estou muito mais motivado agora”, anunciou Lula, sob os aplausos da população palmeirense que lotou a praça Alfredo Westphalen. 

Durante o ato, Lula voltou a pedir que os juízes se debrucem sobre o mérito de seu processo e exigiu justiça. “Eu não sou melhor do que ninguém. Não estou acima da lei. O que eu quero é só justiça. Se eu tiver uma mínima culpa, eu direi ao PT: ‘eu não mereço ser candidato’. Agora, já estão há quatro anos futucando a minha vida e não acharam nada”, disse. 

Sobre as medidas para que o Brasil retome o crescimento, Lula destacou que a inclusão do povo pobre na economia é a principal saída. “Quando o povo tem emprego, um salário um pouquinho melhor, ele começa a comer melhor, a comprar um imóvel novo, a ajeitar a casa”, explicou o ex-presidente, lembrando que em seu governo o país teve um crescimento de 7,5% no PIB e 12,5% no varejo. 

“A coisa estava tão boa, que descobrimos o Pré-Sal, não por sorte, mas por fruto de trabalho e pesquisa. E decidimos que o Pré-Sal seria o passaporte para o futuro deste país, com os royalties investidos na educação”, declarou Lula, orgulhoso por ter se dedicado para resolver o problema da educação no Brasil e incluir o filho do pobre na universidade. 

Educação em Palmeira das Missões

Os investimentos em educação durante os governos do PT refletem diretamente na vida da população de Palmeira das Missões. Graças à expansão da rede federal dos governos Lula e Dilma, a cidade ganhou o campus Palmeira das Missões da Universidade Federal de Santa Maria, inaugurada pelo ex-presidente. No total, foram 426 bolsas do ProUni concedidas, 484 contratos pelo FIES e 923 matrículas no Pronatec. No transporte escolar, foram 19 ônibus para área rural e 1 para alunos com deficiência.  

“Por tudo isso colocamos 4 milhões de jovens nas universidades em 12 anos, contra 4 milhões em todo século 20”, reforçou Lula, que citou também a importância de programas como o Minha Casa Minha Vida e Bolsa Família, que atendeu 1.771 famílias de Palmeira das Missões, um total de 7,1 mil pessoas beneficiadas.  

Lula pelo Sul 

Nesta sexta-feira (23), a caravana Lula Pelo Brasil segue para Passo Fundo, onde o ex-presidente visita a Universidade Federal da Fronteira Sul. Em seguida, Lula participa de um ato em São Leopoldo.