No caminho para se tornar um país industrializado, a Etiópia, que tem mais de 90% do seu PIB composto pela agricultura e outros serviços, ainda precisa de progressos significativos ao direcionar o trabalho da agricultura para a indústria. De acordo com dados da Atualização Econômica da Etiópia, feito pelo Banco Mundial, desenvolver uma força de trabalho qualificada e melhorar o cenário de investimentos são a chave para apoiar o governo nesta trajetória até 2025.
Em seu esforço para acelerar o crescimento da indústria, a Etiópia busca implementar o programa de Parque Industrial para atrair Investimento Estrangeiro Direto (Foreign Direct Investment – FDI). Por isso, é necessário que o país se mova em direção às novas atividades de fabricação que absorvam grande número de jovens e trabalhadores com pouca qualificação. Segundo o relatório, publicado neste mês, a transformação econômica estrutural que envolve a realocação de trabalhadores da agricultura para as atividades econômicas industrializadas é um passo importante para a criação de postos de trabalho com melhor remuneração.
Vários desafios precisam ser abordados para que o país de cerca de 95 milhões de habitantes possa sustentar o crescimento econômico e desenvolvimento. O relatório apresenta algumas recomendações políticas que possam contribuir para o desenvolvimento da produção no país, como o aumento da produtividade através do desenvolvimento de competências, a simplificação do sistema fiscal, o aprimoramento de procedimentos aduaneiros e regulamentação do comércio, para promover exportações.