Ex-funcionária revela descaso do Facebook com América Latina

À Pública, uma ex-funcionária do Facebook revelou o descaso da empresa em combater falso engajamento massivo na política na América Latina.

Compartilhar:

A cientista de dados Sophie Zang revelou descaso do Facebook com a América Latina. Demitida em 2020, ela trabalhava na Equipe de Engajamento de Fakes. Zang começou a perceber que muitos perfis falsos engajavam políticos da América Latina, influenciando diretamente nas eleições. No Brasil, foram mais de 5 milhões de reações falsas durante as eleições de 2018. A agência de jornalismo investigativo Pública entrevistou Sophie Zang. 

ex-funcionária revela descaso do facebook com América Latina
Ex-funcionária do Feacebook revela descaso com América Latina

Brasil teve 5,6 milhões de reações falsas nas eleições de 2018

Na América Latina, Zang contou que 90% das interações falsas inflavam o candidato da extrema-direita de Honduras, Juan Orlando Hernández. Ela também havia descoberto diversas contas falsas agindo contra Evo Morales, na Bolívia. Mas só se deu conta do impacto da atividade depois do golpe sofrido por ele, em 2019. Já no Brasil, o número fornecido por Zang é: 5,6 milhões de reações falsas e robotizadas durante as eleições de 2018. Por fim, ao tentar remover tantos milhões perfis falsos, ela disse que “estava tentando esvaziar um oceano com uma peneira. Não era muito efetivo”. Ou seja, o engajamento falso massivo se tornou um problema praticamente impossível de se resolver, porque a empresa simplesmente não quer.

Bolsonaro usou robôs para se eleger

Lembramos bem de como foi que Bolsonaro chegou à presidência. Sem nenhuma expressividade nas pesquisas de intenções de voto, ele passou a inflar sua própria imagem na internet a partir de polêmicas falaciosas e fake news. Ainda em 2018, o esquema bolsonarista de robôs no Facebook começava a ser revelado.  De acordo com o que demonstramos, a máquina de fake news de Bolsonaro é um dos pilares do tipo de poder que ele exerce, atacando adversários com mentiras e inventando falsos legados (ou tentando se apropriar do legado de Lula) para enganar os eleitores. 

Sophie Zang, após denunciar os dados que encontrava quando a perfis falsos no Facebook, denunciou ao vice-presidente da empresa, que disse a ela com todas as letras que os países da América Latina “não eram prioridade”. O Facebook atua com mais rigor nos países europeus, no Reino Unido e nos Estados Unidos. 

A menos de 30 dias das eleições aqui no Brasil, o Verdade na Rede e a campanha de Lula e Alckmin lançaram o Manifesto Anti Fake, que além de reunir apoio da sociedade civil, busca dialogar diretamente com todas as plataformas digitais para que atuem, de fato, com força máxima contra as mentiras e fake news em seus ambientes. Assine e compartilhe.

O post Ex-funcionária revela descaso do Facebook com América Latina apareceu primeiro no Verdade na Rede.