O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta quarta-feira a visita de José Luis Cabaço, que ocupou cargos de ministro em Moçambique entre 1975 e 1986. Durante o encontro, os dois discutiram a situação política e econômica de Moçambique e as relações com o Brasil. O ex-presidente Lula, ao lembrar de seu governo, disse que o Brasil havia “feito em 8 anos o que não fizemos em 100”, referindo-se ao desenvolvimento das relações Brasil-África. Apesar desta relação ter mudado, ele reafirmou a importância do trabalho contínuo pelo estreitamento de parcerias com o continente africano.
Após a conversa, o moçambicano se propôs a trabalhar em conjunto com o Instituto Lula na elaboração de debates sobre a história da África, suas conquistas e seus desafios, com o objetivo de contribuir à difusão de um maior conhecimento sobre o continente junto à sociedade brasileira.
José Luis Cabaço, que foi combatente na guerra de independência de Moçambique, ocupou diversos cargos de governo. Foi secretário de Estado do Trabalho durante o governo de Transição e posteriormente ministro dos Transportes e Comunicações (entre 1975 e 1981) e ministro da Comunicação Social, entre 1981 e 1986.