A espera está acabando. Faltam só 2 dias para irmos às urnas onde vamos depositar amor, esperança e resiliência. Nessa eleição que já é a mais importante das nossas vidas, é essencial que todos participem, que todo mundo vá às urnas e escolha o futuro que quer para o Brasil pelos próximos anos. E enquanto muita gente segue espalhando desinformação pelos grupos de whatsapp e as redes sociais, confira aqui a verdade do que realmente é permitido e o que não é na hora de votar.
O que você não pode fazer:
- Fazer pedidos de voto no dia e próximo aos locais de votação;
- Distribuir camisetas, bandeiras ou panfletos de candidatos;
- Ficar com o celular na hora de votar;
- Se você for mesário, não é permitido usar roupa com propaganda de partido, coligação ou candidato;
- Os eleitores não podem se aglomerar usando roupas padronizadas promovendo uma mesma candidatura. Isso configura boca de urna;
- Não pode descartar nem distribuir propaganda eleitoral nas ruas e nos locais de votação;
- Não pode usar carro de som, alto falante ou amplificador.
O que você pode fazer:
- Confirmar seu local de votação no TSE.
Dá para saber a zona e a seção eleitoral no site do TSE, pelo zap do Tribunal ou no E-título.
- Programar o caminho. Confira as opções de transporte e os caminhos da sua casa até o local de votação com antecedência e evite imprevistos.
- Separar um documento de identificação com foto.
São aceitos Carteira de identidade; Identidade social; Passaporte; Carteira de categoria profissional reconhecida por lei; Certificado de reservista; Carteira de trabalho; e Carteira nacional de habilitação.
- Levar anotada em um papel a colinha com o número dos seus candidatos
Como não vai ser possível estar com o celular na cabine de votação, o melhor a fazer é levar anotadinho os votos que você vai registrar na urna. A ordem da urna é: deputado federal, estadual, senador, governador e presidente
- Pode usar camisetas, bonés, broches e adesivos se quiser. Manifestações silenciosas são permitidas.
Isso quer dizer que você pode, sim, votar com a camisa da seleção brasileira ou do time de sua preferência. Afinal, o verde e amarelo são as nossas cores do Brasil e de todos os brasileiros e brasileiras.
Lembre-se de que o voto é secreto: ninguém pode te intimidar, muito menos filmar ou cobrar que você vote em determinada pessoa. Você não precisa abrir seu voto para ninguém se não se sentir à vontade.