14 de fevereiro de 2019
1/05/1981 - Lula é carregado por militantes e sindicalistas. Clara Ant, Osvaldo Cruz Jr, dirigente do Sind. dos Motoristas de S. André e pelos sindicalistas Expedito Soares Batista e José Cicote, presidente do Sind. Met. de Santo André. em manifestação na cidade de São Bernardo do Campo, SP. Foto de Jesus Carlos, para o jornal Em Tempo.

No dia 3 de abril, às 19h30, fotografias do ex-presidente Lula em diversos momentos de sua vida, doadas por 43 fotógrafos, vão a leilão em São Paulo. Serão 50 imagens autografadas por Lula entre o último Natal e o falecimento de seu irmão Vavá de dentro da sede da Polícia Federal em Curitiba, onde é mantido como preso político desde abril de 2018.

A iniciativa é do Movimento Fotógrafos Pela Democracia que reuniu os profissionais que doaram imagens icônicas e históricas da trajetória do ex-presidente em diferentes momentos da vida política do Brasil. “Nosso objetivo é dar visibilidade à campanha pela libertação de Lula, preso sem provas”, diz a fotógrafa e organizadora do movimento, Mônica Zarattini.

Ao percorrer quatro décadas de belas imagens, vemos desde o jovem sindicalista, aos 30 anos, falando aos trabalhadores em assembleia, durante a histórica greve dos metalúrgicos do ABC em 1979 até o Lula de cabelos brancos aos 73 anos, em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo, cercado de uma multidão, carregado nos ombros do povo, em 2018, momentos antes da sua prisão.

No longo percurso de imagens, sempre cercado do povo, nos palcos ou no chão, registros de abraços de gente simples revelam o carinho despertado por Lula onde quer que fosse. O lado pessoal de Lula é revelado pela bela foto em P&B, ao lado da mulher Marisa Letícia, descalços no sofá de casa, em 1983.

Dentre as imagens selecionadas estão os registros dos fotógrafos Juca Martins, Ennio Brauns, Rosa Gauditano e Jesus Carlos, de 1979, da Assembleia dos Metalúrgicos no Estádio Vila Euclides em São Bernardo do Campo. Além de outras imagens, do mesmo período, de Nair Benedicto, João Bittar, e outros fotógrafos.

Será leiloada também a fotografia da passeata das Diretas Já, em 1985, registrada pela fotógrafa Marisa Carrião, onde Lula aparece com Dr. Ulisses, Fafá de Belém, Marcos Freire e Quércia. As fotos percorrem as eleições de 1994, 2002 e a posse de Lula como presidente da república em 2003. Fotos de Lula com Obama, Mujica e Fidel e também a do gol de Lula na inauguração do Campo Dr. Sócrates na Escola Nacional Florestan Fernandes do MST, em Guararema (SP), em 2017, de Christian Carvalho Cruz. As imagens vão até sua prisão, em abril de 2018, com registro de Francisco Proner que rodou o mundo.

Integram o leilão, fotografias coloridas e P&B, tamanho 30X45cm, impressas em papel algodão com um lance mínimo de R$ 1.313,00. A renda arrecadada será destinada ao Instituto Lula.

Link do leilão online:
Link do site: http://bit.ly/leilaolulalivre
Instagram: @leilaolulalivre

Fotógrafos:
Alberto Veiga, André Dusek, Bob Wolfenson, Celso Junior, Christian Carvalho Cruz, Claudia Ferreira, Claudia Guimaraes, Douglas Mansur, Ed Viggiani, Edu Simões, Egberto Nogueira, Eliaria Andrade, Ennio Brauns, Francisco Proner, Helcio Toth, Helio Campos Mello, Ian Maenfeld, Jarbas de Oliveira, Jesus Carlos, João Bittar, João Roberto Ripper, João Wainer, Juca Martins, Juvenal Pereira, Luiz Prado, Lula Marques, Luludi Melo, Marcia Zoet, Marisa Carrião, Marlene Bergamo, Masao Goto, Midia Ninja, Miguel Chikaoka, Mônica Maia, Mônica Zarattini, Nair Benedicto, Nana Moraes, Paulo Pinto, Ricardo Stuckert, Roberto Parizotti, Rogerio Reis, Rosa Gauditano, Wilson Pedrosa

Serviço:
Data: 3/4/2019
Horário: 19h30 (às 20h30 começa o leilão)
Local: Bar Sabiá – R. Purpurina, 370 – Vila Madalena, São Paulo