Sabe quando uma mentira é tão ruim que a cada desmentido o mentiroso passa mais vergonha? É o que está acontecendo com Bolsonaro em relação ao PIX. Dessa vez a mentira apareceu no Twitter, foi negada mais uma vez e até o Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central fez coro. Em uma nota publicada na Folha de S.Paulo, alega que Bolsonaro não só não criou o PIX como colocou obstáculos à sua implantação.
Desde março deste ano, uma fake news do tipo aleatória — ou seja, aquela que pega qualquer assunto em alta e bota uma mentira por cima, só pra espalhar medo e confusão — alega que, se eleito, Lula iria acabar com o PIX. É mentira. A fake também diz que Bolsonaro seria o “pai” do popular sistema de pagamentos bancários rápidos. Sai pra lá. O PIX é do povo! E vai continuar!
Já desmentimos essa fake aqui, aqui e aqui. O desmentido também saiu em diversas agências independentes de checagem (para acessá-los, basta preencher com a palavra “pix” o campo “busque as fake news já desmentidas” aqui no nosso site do Verdade na Rede).
Para cada verdade, o Gabinete do Ódio inventa obstáculos e fakes
Como já mostramos outras vezes, as fake news sempre surgem quando o Gabinete do Ódio quer tirar a atenção das pessoas para fatos importantes do país. Isso porque, depois do golpismo de Bolsonaro diante de embaixadores estrangeiros, a sociedade civil se uniu para prevenir ataques à democracia.
Há cerca de uma semana, presidência e conselho do Itaú Unibanco assinaram uma carta em defesa da democracia elaborada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Além disso, a Febraban e outras organizações da sociedade civil também preparam suas cartas.
O debate público mostra Bolsonaro isolado politicamente e cada dia mais obstáculos ao seu golpismo. O que a máquina de desinformação tenta vender, em contrapartida, com as fake news, é um suposto conchavo entre banqueiros e Lula. Alegam que o PIX teria diminuído o lucro dos bancos e que por isso Lula iria cancelar o sistema. Não vai acontecer. Essa mentira não vai colar.
Pois vamos aos dados: em 2021, primeiro ano de operação do PIX, os bancos tiveram lucro recorde de R$ 81,6 bilhões. Outra verdade importante também precisa ser lembrada. Foram técnicos do Banco Central que desenvolveram o PIX, em 2018, no governo Michel Temer. Tanto é que o sindicato dos funcionários também destacou, em nota, que Bolsonaro, na realidade, criou dificuldades para a implementação do mecanismo e de outros projetos do Banco, ameaçando servidores com cortes no orçamento.
O “conchavo” de Lula é com o povo, com a criação de empregos, com o combate à fome e com o crescimento do país. Tire suas mãos do PIX, Bolsonaro!
O post Funcionários do Banco Central informam: Bolsonaro criou obstáculos para a criação do PIX apareceu primeiro no site Verdade na Rede.