Gerir rápida urbanização é desafio para Uganda

Compartilhar:

Para garantir que a rápida urbanização em Uganda seja bem gerida e que contribua para o crescimento sustentável do país, uma recente pesquisa indica análises para melhorar a oportunidade de serviços e empregos no país, onde a população urbana de 6 milhões deve triplicar, alcançando os 21 milhões em 2040.

O relatório “O desafio para o Crescimento: As cidades de Uganda podem ter acesso ao trabalho?” aborda a urbanização e observa que, embora a maioria da população esteja concentrada em áreas rurais, o crescimento econômico não agrícola está localizado no cenário urbano, lembrando que cerca de 70% do PIB não agrícola de Uganda é gerado em áreas urbanas. 

O relatório também destaca que, embora as cidades possam ajudar a impulsionar o crescimento, a velocidade da urbanização pode diminuir a produtividade. Diante deste desafio, o documento oferece subsídios ao governo para garantir que as cidades estejam prontas para acomodar o número crescente de moradores esperados. 

De acordo com o Banco Mundial, a capital Kampala é o lar de 31% da população urbana de Uganda, que possui cerca de 38 milhões de habitantes. Outro desafio é melhorar a mobilidade a partir da infra-estrutura e sistemas de transporte, bem como aprimorar as condições de vida através de políticas de habitação.