Categorias: Notícias

Há 10 anos, TerrAfrica promove uso sustentável da terra

Criado em 2005, o programa TerraAfrica compartilha o intercâmbio de conhecimento com o objetivo de produzir resultados transformadores no continente africano. Durante 10 anos de experiência, a iniciativa apoiou a implementação de dois grandes projetos: o Programa de Investimento Estratégico, que mobilizou mais de US$ 1 bilhão para enfrentar a degradação da terra através de 36 projetos; e o apoio à Iniciativa Grande Muralha Verde, que promove práticas de uso da terra sustentáveis em 12 países da África Subsaariana.

TerrAfrica abrange 24 países da África Subsaariana e é liderado pela Agência de Planejamento e Coordenação da Nova Parceria para o Desenvolvimento da África. O programa desenvolve um modelo de trabalho multidisciplinar e de responsabilidade mútua entre os países da região. 

De acordo com o Banco Mundial, mais de 30% da renda da população mais pobre da África Subsaariana é derivada de recursos florestais e ambientais, que são vulneráveis à degradação dos impactos do clima. Excluindo desertos, lagos e montanhas, a degradação do solo afeta mais de 22% das terras do continente, o que dificulta a capacidade de absorver a água e manter a cobertura vegetal. 

Iniciativas anteriores mostram o quanto investir nesta troca de experiências gera benefícios para toda a região. Na Etiópia, por exemplo, a restauração em larga escala transformou as vidas e os meios de subsistência de 30 milhões de pessoas. Isso fez com que 15 milhões de hectares de terras comunitárias e individuais fossem utilizadas de forma mais produtiva. 

No Níger, 60 milhões de árvores foram plantadas em um período de 12 anos (durante 1980 e 1990). Em 2005, 5 milhões de hectares haviam sido recuperados e, em 2010, o aumento da densidade de árvores em fazendas já estava beneficiando 4,5 milhões de pessoas.

De acordo com o Banco Mundial, essas iniciativas aumentam a resiliência ambiental e estimulam novos modos de vida contribuindo para a redução pobreza e o desenvolvimento econômico. No mês passado, o programa ganhou um incremento após o Banco Mundial anunciar a intenção de expandir o apoio à Iniciativa Grande Muralha Verde com um investimento adicional de US$ 1,9 bilhão.

Posts Recentes

Entre no Zap do Lula

O Zap do Lula trás informações quentes e segmentadas para você poder ficar por dentro…

1 ano atrás

Chamou? Chegou! Só os entregadores ON!

Valorizar essa categoria é um dos planos do governo do Presidente Lula. Entregadores merecem e…

2 anos atrás

Confira a lista completa de grupos do Time Lula Brasil!

Confira a lista de grupos regionais do Time Lula Brasil aqui! Participe e faça parte…

2 anos atrás

Tudo o que você precisa saber sobre o Zap do Lula!

Trabalho feito por militantes e ativistas voluntários busca organizar a comunicação no WhatsApp

2 anos atrás

Janja te convida para o Time Lula Mulheres!

Faça parte do Zap Time Lula Mulheres! Grupos especiais em defesa da democracia construídos por…

2 anos atrás

8M A força e luta da mulher em defesa da democracia segue aqui!

8 de março, um dia que simboliza todas as mulheres e suas lutas, que são…

2 anos atrás