IL lança vídeos de seminário na Etiópia

Compartilhar:

Entre os dias 30 de junho e 1º de julho deste ano, a FAO, a União Africana organizaram junto com o Instituto Lula, um seminário para debater a unificação de esforços no combate à fome na África. Intitulado “Novas abordagens unificadas para erradicar a fome na África até 2025”, o encontro apresentou iniciativas africanas e não-africanas de sucesso no combate à fome. Entre elas estiveram as políticas públicas brasileiras para agricultura e o Bolsa Família, um dos programas mais reconhecidos no planeta, que tirou 40 milhões de pessoas da linha de pobreza e foi considerado pelas presidenta da União Africana, Dlamini-Zuma, um exemplo para o continente. “A África deve aprender com o Fome Zero que é possível acabar com a fome”, resume.

O encontro, que contou com a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e do diretor geral da FAO José Graziano, gerou a declaração conjunta “2025: unidos pela agenda africana para erradicar a fome”. Neste documento, chefes de Estado e Governo dos Estados Membros da União Africana, junto com representantes de organizações internacionais, organizações da sociedade civil, setor privado, cooperativas, agricultores, jovens, acadêmicos e outros parceiros adotaram, de modo unânime, uma declaração para erradicar a fome na África até o ano de 2025.

Além da declaração, o encontro também definiu um roteiro de atividades e uma coordenação multissetorial para enfrentar o problema de maneira conjunta e com foco no objetivo da erradicação da fome até 2015.

O Instituto Lula publicou uma série de seis vídeos com entrevistas de personalidades que participaram do encontro. A série mostrará entrevistas sobre o combate à fome na África com:
1. Marcio Porto, chefe da Secretaria de Relações Internacionais da Embrapa
2. Tereza Campello, Ministra do Desenvolvimento Social
3. João Bosco Monte, professor da Universidade de Fortaleza
4. Afonso Pedro Canga, Ministro de Agricultura de Angola
5. Tumusiime Rhoda Peace, representante da Comissão da União Africana (AUC) para Economia Rural e Agricultura
6. Mahaman Elhadji Ousmane, Ministro do Desenvolvimento e da Pecuária do Níger

Saiba mais sobre o encontro “Novas abordagens unificadas para erradicar a fome na África até 2025? no hotsite que o Instituto Lula preparou sobre o seminário: africa.institutolula.org

Leia também:
Declaração conjunta – 2025: Unidos pela agenda africana para erradicar a fome
Roteiro de atividades do encontro sobre erradicação da fome na África