Instituto Lula participa do Fórum Global de Nutrição Infantil em Cabo Verde

Compartilhar:

Representantes de governos, organismos internacionais e da sociedade civil de mais de 40 países, além de onze ministros da África, das Américas e da Ásia, se reunem a partir desta segunda-feira (28) na Ilha do Sal, em Cabo Verde, para a abertura do 17º Fórum Global de Nutrição Infantil (GCNF). O encontro segue até 2 de outubro e oferece assistência a países em desenvolvimento interessados em iniciar ou expandir programas de alimentação escolar vinculados à agricultura familiar.

A abertura do Fórum contou com Fernanda Maria de Brito Marques, ministra de Educação e Esportes de Cabo Verde, Basilio Mosso Ramos, presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde, Gene White, presidente da Fundação Global de Nutrição Infantil (Global Child Nutrition Foundation – GCNF, EUA), Daniel Balaban, diretor do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (PMA – ONU Brasil), Antonio Idilvan de Lima Alencar, presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE, Brasil), Ulrika Richardson, representante das Nações Unidas em Cabo Verde, Remi Nono, representante da FAO junto ao Cabo Verde, e Felisberto Moreira, presidente da FICASE (Fundação Caboverdiana da Acção  Social Escolar).

A ministra Fernanda Marques declarou que o objetivo de realizar o fórum em Cabo Verde foi o de debater a desnutrição infantil no mundo uma vez que o fórum trará uma contribuição concreta à elaboração das políticas do pais e contribuirá para o reforço da solidariedade, levando-nos a repensar a educação enquanto bem comum.

Daniel Balaban destacou que o Brasil alimenta 45 milhões de estudantes em escolas publicas de todo pais por meio de programas voltados à agricultura familiar. Hoje, o país tem um dos programas de alimentação escolar mais sólidos do mundo e apoia outros países a estabelecer suas próprias políticas publicas de alimentação escolar, partindo da visão segundo a qual cada país tem uma solução própria para a questão e que todo modelo deve se adaptar a essas demandas e características especificas.

O INSTITUTO LULA

Gala Dahlet, coordenadora executiva da Iniciativa África, está representando o Instituto Lula no evento. Na terça-feira, ela participará de uma roda de conversa com os delegados para apresentar o trabalho da Iniciativa. Na quarta-feira, Gala será uma das palestrantes sobre cooperação Sul-Sul e a experiência brasileira em investimento em alimentação escolar ao lado de Christiani Buani, chefe de Programas do Centro de Excelência contra a Fome do PMA, Isabelle Mballa, diretora da Unidade de Qualidade e Segurança Alimentar do PMA global e Yacoubou Elhadi Anounou, secretario geral de Educação Primaria do Níger.

A coordenadora também integra o comitê de redação da declaração final do evento, ao lado de nove representantes de diferentes países. A declaração deve ser acordada entre todos os delegados e apresentada ao final do Fórum. As recomendações serão entregues à União Africana que se reunirá em cúpula ministerial neste mês para discutir e estabelecer novos investimentos em alimentação escolar no continente.

O GCNF

O GCNF é realizado pela Global Child Nutrition Foundation (Seattle, Estados Unidos) e pelo Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (Brasília, Brasil) desde 1997, reunindo líderes de países em desenvolvimento para treinamento intensivo, assistência técnica e planejamento para a criação, implementação e avaliação de programas nacionais e sustentáveis de alimentação escolar.

O Fórum Global de Nutrição Infantil (GCNF) é apoiado pelo Instituto Lula, pela Universidade de Cabo Verde, pela FAO, pelo PMA e pela Fundação Bill e Melinda Gates, entre outras instituições.

 Para mais informações e para ter acesso à programação completa do evento clique aqui .