O Brasil sofre até hoje as consequências de ter sido vítima da máquina de desinformação e mentiras montada por Bolsonaro. Em 2018, as fake news tiveram um papel crucial na eleição do homem que vem destruindo o país desde então. Ele nunca deixou de espalhar mentiras mas, agora, o jogo está virando. Com o país em frangalhos, o reizinho da mentira está nu. E com os dias contados.
A lorota mais repetida (215 vezes!) é que não existiria “qualquer acusação de corrupção orgânica em nosso governo”. No entanto, essa mentira só não é maior do que o rombo nas contas públicas provocado pela realidade da gestão Bolsonaro. Criador do Orçamento Secreto, em parceria com seu comparsa Arthur Lira, a corrupção orgânica no governo Bolsonaro destinou, somente em 2021, R$ 16 bilhões para aliados do esquema.
Bolsonaro é rei: da mentira e da corrupção
Em seguida, vem a crueldade de dizer que o STF teria “impedido” o governo federal de conduzir o combate à pandemia. Não é verdade. E o resultado da inépcia de Bolsonaro nesse tema é responsável direta pela morte de 400 mil brasileiros. Ou seja, é muita gente que morreu por falta de vacina, por falta de medidas protetivas aos idosos e pela sabotagem sistemática de Bolsonaro a qualquer medida séria de combate à doença.
Às vésperas de nova eleição, vale lembrar que, quando estava em campanha, Jair mentiu pra você, e para milhões de brasileiros, dizendo que não seria aliado do Centrão. Hoje, na prática, ele instrumentalizou fisiologicamente o Centrão, em troca de não ter nenhuma das centenas de pedidos de impeachment contra seu governo apreciados pelo presidente da Câmara, Arthur Lira.
A poucos meses da eleição, ele cumpriu apenas 36% das promessas de campanha, sendo que boa parte das que ele cumpriu só agradaram a setores como a criminalidade e o tráfico de armas. A gente mostrou: Bolsonaro armou o tráfico ao permitir, com os decretos que facilitam a compra e porte desses itens.
E ele segue com as lorotas. Jair mentiu pra você, e também para dezenas de embaixadores estrangeiros, sobre as urnas eletrônicas.
Mas a verdade é uma só. Em 3,5 anos de governo, o Brasil voltou ao Mapa da Fome, enterrou 680 mil pessoas vítimas da covid e está pronto para acordar do pesadelo que entrou, pela porta das fake news. O combate à mentira, a mobilização popular denunciando as fakes nas plataformas digitais (e no site Verdade na Rede) e o compromisso de espalhar a verdade nunca foram tão importantes.
O post Jair mentiu pra você. O rei da mentira está nu foi visto antes em Verdade na Rede.