19 de junho de 2022
Foto: Ricardo Stuckert

Os pré-candidatos à Presidência pelo movimento “Vamos Juntos Pelo Brasil”, Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin, lançam nesta terça-feira (21), em São Paulo (SP), a partir das 10h, as diretrizes do programa de governo da chapa. O documento, estruturado a partir dos eixos “desenvolvimento social e garantia de direitos”, “desenvolvimento econômico e sustentabilidade socioambiental e climática” e “defesa da democracia e reconstrução do Estado e da soberania”, apresenta as principais ideia-força da aliança progressista, formada por PT, PCdoB, PV, PSB, REDE, PSOL e SOLIDARIEDADE, para reconstruir o Brasil.

O documento foi constituído a partir de amplo entendimento entre representantes dos sete partidos que compõem o movimento. Além disso, foi aprovado pelos presidentes dos partidos e pelos pré-candidatos Lula e Alckmin.

PARTICIPAÇÃO POPULAR

Na ocasião, também será apresentada a plataforma virtual, que irá deflagar a mais ampla participação popular na construção do programa de governo. Intitulado “Juntos pelo Brasil”, o ambiente virtual, que ficará aberto por cerca de 30 dias, é o próximo passo para a construção do programa de governo e abrigará o documento de diretrizes.

A ferramenta permitirá o envio de sugestões, bem como a realização de debates, fóruns, discussão e consultas, em um amplo envolvimento da sociedade civil. Terá ainda um canal de organização para envolver a participação dos comitês populares e organizações dos movimentos populares.

A expectativa é que a plataforma amplie o engajamento para que a base social da coligação se aproprie das propostas contempladas no programa de governo e se envolva de fato na construção coletiva do projeto. Em paralelo a isso, serão aberta mesas de diálogo para avançar no debate com entidades nacionais que já se articularam para encaminhar propostas ao plano de governo e aprofundar as formulações.

Ao final desse processo participativo, a candidatura Lula-Alckmin espera entregar um programa de governo inovador, criativo, portador de futuro, sintético e compreensível – com tem feito as principais candidaturas presidenciais contemporâneas. O programa de governo também contemplará as principais propostas de impacto da candidatura.

ENTREVISTA COLETIVA COM COORDENADORES DOS PARTIDOS

Após o lançamento das diretrizes, haverá coletiva com o presidente da Fundação Perseu Abramo e coordenador do Programa de Governo, Aloizio Mercadante, e com os coordenadores dos demais partidos do Vamos Juntos pelo Brasil.

CREDENCIAMENTO PARA IMPRENSA

Veículos de imprensa interessados na cobertura devem se credenciar neste link. Haverá transmissão por meio das redes sociais do ex-presidente Lula.

SERVIÇO

Lançamento das diretrizes do programa de governo Lula-Alckmin
Local: Hotel InterContinental SP (Alameda Santos, 1123)
Data: terça-feira (21/06)
Horário: 10h