Em entrevista nesta quinta-feira (17) para a Rádio Progresso FM, de Juazeiro do Norte (CE), com transmissão para toda a região cearense do Cariri, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou de seu carinho por sua região natal e disse que ela e seu povo merecem respeito e merecem prioridade do governo federal.
“O povo do Nordeste está na minha alma, na minha origem, no meu sangue. Essa região que eu prezo tanto, admiro tanto. Precisamos devolver ao povo do Nordeste a cidadania, o direito de trabalhar, o direito de ser feliz. O povo nordestino merece respeito do país inteiro porque é um povo que carrega muito sofrimento ao longo da história pelo abandono das elites governantes deste país”, disse o ex-presidente.
Durante a conversa, o jornalista João Hilário fez um convite a Lula para visitar a região e pedir a bênção do Padre Cícero.
“Eu quero ir a Juazeiro até porque tem uma pessoa que tá querendo ser candidato a presidente que pensava que Padre Cícero era pernambucano. Se o cara já é adulto e não sabe de onde é Padre Cícero é porque tá mal”, brincou o ex-presidente.
Nós precisamos devolver ao povo do Nordeste a cidadania, o direito de trabalhar, de comer, de ser feliz. O povo nordestino merece respeito do povo brasileiro inteiro, por que carrega ao logo da história o abandono das elites governantes desse país.
— Lula (@LulaOficial) February 17, 2022
Ele também falou dos diversos programas que o governo federal implementou no Ceará e no Nordeste durante seus mandatos, e os efeitos positivos que eles tiveram para a região. “Sei a importância de fazer cisterna no Nordeste, a transposição do São Francisco, do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos)”, comentou.
Estávamos cuidando de levar água para o Nordeste, teimamos de fazer a transposição do rio São Francisco, uma obra pensada desde o Império, e ela ficou 88% pronta no nosso governo. E eu fico feliz que o semiárido e Fortaleza vão resolver definitivamente a questão da água.
— Lula (@LulaOficial) February 17, 2022
Lula afirmou que o governo atual não cuida da região e preferiu brigar com os governadores. “Eles fizeram a coisa mais extraordinária, que é o Consórcio do Nordeste, para que os governadores pudessem fazer compras mais baratas, produzir coisas mais baratas e agindo conjuntamente pudessem melhorar a vida do povo do Nordeste. Ao invés de ir ao Nordeste e fazer reunião com os governadores, ele preferiu xingar, brigar”, lamentou.
O ex-presidente também elogiou a atuação do governador do Ceará, Camilo Santana: “ele é uma obra prima e tivemos sorte por ele se filiar ao PT, hoje está muito bem avaliado e vai nos ajudar”.