Lula anuncia os primeiros ministros de seu governo em 2023

Fernando Haddad, José Múcio Monteiro, Rui Costa, Flávio Dino e Mauro Vieira são os primeiros nomes anunciados pelo presidente eleito

Compartilhar:

Um governo de verdade, transparência e respeito à democracia já começa a ser desenhado com o anúncio dos cinco primeiros ministros pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. Em entrevista coletiva na sexta-feira (9), Lula anunciou os nomes que irão compor seus ministérios a partir da data da posse.

Os primeiros ministros anunciados por Lula são: Fernando Haddad na Fazenda; o ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) José Múcio Monteiro para a Defesa; o governador da Bahia, Rui Costa, para a chefia da Casa Civil; o ex-governador do Maranhão e senador eleito Flávio Dino para Justiça e Segurança Pública; e o embaixador do Brasil na Croácia, Mauro Vieira, para o Itamaraty.

“Sem pirotecnia”, acrescentou Lula, o futuro governo irá apresentar todos os achados e análises dos grupos técnicos do Gabinete de Transição sobre o novo governo. “Quando a transição terminar, vamos apresentar para a sociedade brasileira o que encontramos como resultado do atual governo.”

Fernando Haddad é ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo. A pasta que assumirá, a Fazenda, será fruto do desmembramento do atual Ministério da Economia, que também dará origem aos ministérios de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e de Planejamento, Orçamento e Gestão.

Rui Costa é o atual governador da Bahia e Flávio Dino já foi juiz federal, deputado federal e presidente da Embratur. José Múcio Monteiro é ex-presidente do Tribunal de Contas de União e ex-ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais no segundo mandato de Lula. Ex-ministro das Relações Exteriores do governo Dilma, Mauro Vieira é o atual embaixador do Brasil na Croácia e ex-embaixador na Argentina e nos Estados Unidos.