O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva citou Paulo Freire na bancada do Jornal Nacional para definir a importância da sua aliança com Geraldo Alckmin para a democracia. Lula afirmou que tem “100% de confiança” de que seu vice na chapa da Coligação Brasil da Esperança vai ajudá-lo a consertar o país.
“Eu aprendi na minha vida a conversar. Se tem uma coisa que aprendi na vida foi negociar, foi conversar com os contrários. Tem uma frase do Paulo Freire que é fantástica, que eu utilizei para mostrar aos militantes do PT a entrada de Alckmin. De vez em quando, a gente precisa estar junto dos divergentes para vencer os antagônicos. E agora nós precisamos vencer o antagonismo do fascismo”, disse Lula.
Questionado sobre a parceria com seu vice, considerada improvável anos atrás (os dois foram adversários na corrida presidencial de 2006), Lula respondeu que ele é um “sujeito esperto e habilidoso” e que sua experiência será fundamental para governar o país nesse momento da história.
“O Alckmin é uma pessoa que vai me ajudar, 100% de confiança, com a experiência dele como governador de São Paulo e depois mais seis anos como vice-governador do Mário covas, vai me ajudar a consertar esse pais. Essa é a única razão pela qual eu quero voltar a ser presidente”, afirmou Lula.