Categorias: Notícias

Lula com catadores: “contem comigo no bom e no ruim”

Na manhã desta quinta-feira (07), Lula esteve reunido com o catadores de materiais recicláveis do DF, no Complexo Integrado de Reciclagem do Distrito Federal, em evento organizado pelo Movimento Nacional dos Catadores de Material Reciclável.

No evento, o ex-presidente se empolgou ao lembrar de sua história junto aos catadores e passou mensagens de esperança. “Vocês são o espelho das pessoas que precisam ser admiradas, ajudadas e respeitadas. Contem comigo nas horas boas e nas difíceis também”, disse.

O ex-presidente falou sobre a situação atual do Brasil. “Existem 19 milhões de brasileiros passando fome. Eu nunca vi tanta gente passando fome em tantos lugares deste país. Antigamente, a fome era no Nordeste, agora está aqui em Brasília, no Plano Piloto. E a fome não é um fenômeno da natureza, é um fenômeno da irresponsabilidade das pessoas que governam este país“.

Lula ouviu emocionado os depoimentos dos catadores. Jaqueline Sousa, representante da AMORA, disse que antigamente tinha o sonho de fazer uma compra no supermercado e poder pagar por ela. “Você deu a oportunidade 0de a gente ter as coisas. Nós precisamos de emprego, renda, pra ter dignidade dobrada, porque você já nos deu dignidade. Com a AMORA, conseguimos beneficiar vários catadores com moradia no seu governo. Neste governo, temos as portas trancadas. Nós precisamos de você. Volte com a força que você tem”, pediu a catadora.

Lúcia Fernandes do Nascimento, presidente da Coorace, disse que se hoje os catadores brasileiros são reconhecidos no mundo todo é graças ao governo Lula. Ela pediu que o ex-presidente não deixe de lutar pela categoria. “Nós não temos vez neste país de miséria”, lamentou.

Roney Alves da Silva, representante do Movimento Nacional dos Catadores de Material Reciclável, relembrou Diogo Sant’anna, advogado e ex-assessor da Presidência da República morto no ano passado. Diogo atuou na causa dos catadores por anos e era muito querido por todos. “Era um cara fantástico que precisa ser homenageado”. Sobre Diogo, Lula disse: “uma pessoa, quando é boa, ela não morre”.

Também estiveram presentes na cerimônia os deputados federais Gleisi Hoffmann (PT-PR), Erika Kokay (PT-DF), Elvino Bohn Gass (PT-RS) e Paulo Pimenta (PT-RS), os deputados distritais Alexia Sampaio (PT), Chico Vigilante (PT) e Leandro Grass (Rede), o secretário de Meio Ambiente do Distrito Federal, José Sarney Filho, o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT-DF), Rodrigo Rodrigues, e a representante das cooperativas Paulete Ferreira.

O terreno visitado por Lula é uma conquista do movimento de catadores e catadoras da região, que ocorreu durante seu governo. A área que abriga o espaço é um dos quatro terrenos doados aos trabalhadores pelo governo federal em 2010, visando a construção de galpões de reciclagem. 

Histórias de vida

Aline Sousa da Silva, de 32 anos, foi citada por Lula em seu discurso como um sucesso por ser catadora e ter ingressado na faculdade de direito, mesmo sendo mãe de 7 filhos. Aline conta que está na catação desde os 14 anos, é a terceira geração de catadores da família. Aline começou a atividade para ajudar a avó e hoje é presidente da Centcoop, uma das maiores cooperativas de materiais recicláveis do Brasil e a maior de Brasília.

Ela conta que sua prioridade é o conhecimento, por isso ingressou na faculdade de direito, já que quer defender os direitos dos catadores.

Alessandra Alves Lopes conheceu o lixo pela avó e começou a catação com 14 anos. Teve o primeiro filho aos 16 anos e diz que escolheu a profissão de catadora porque “não queria trabalhar em casa de família”. “Foi através do lixo que eu criei meus filhos. A mais velha tem 26 anos e estão todos criados. Eu me formei na catação”, conta.

Alessandra diz que passou vários natais em São Paulo com Lula e sua esperança para o futuro é que Lula seja presidente de novo. Ela não se define como direita ou esquerda, mas enxerga o reconhecimento de Lula pelos pobres. “O Brasil só tem a perder se ele não voltar”, diz.

Posts Recentes

Entre no Zap do Lula

O Zap do Lula trás informações quentes e segmentadas para você poder ficar por dentro…

9 meses atrás

Chamou? Chegou! Só os entregadores ON!

Valorizar essa categoria é um dos planos do governo do Presidente Lula. Entregadores merecem e…

1 ano atrás

Confira a lista completa de grupos do Time Lula Brasil!

Confira a lista de grupos regionais do Time Lula Brasil aqui! Participe e faça parte…

1 ano atrás

Tudo o que você precisa saber sobre o Zap do Lula!

Trabalho feito por militantes e ativistas voluntários busca organizar a comunicação no WhatsApp

1 ano atrás

Janja te convida para o Time Lula Mulheres!

Faça parte do Zap Time Lula Mulheres! Grupos especiais em defesa da democracia construídos por…

1 ano atrás

8M A força e luta da mulher em defesa da democracia segue aqui!

8 de março, um dia que simboliza todas as mulheres e suas lutas, que são…

1 ano atrás