O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lembrou nesta noite (29/09), durante sua participação no debate da TV Globo, que os governos petistas foram os que mais implementaram medidas para combater a corrupção no Brasil. Segundo ele, isso só foi possível devido às medidas adotadas por ele e pela ex-presidenta Dilma Rousseff.
“Graças ao que fizemos para combater a corrupção, a corrupção foi descoberta e os responsáveis punidos”, destacou, afirmando que os responsáveis pelos malfeitos devem ser punidos, mas não as empresa, como aconteceu na Lava Jato. A operação levou à perda de 4,4 milhões de postos de trabalhos.
No debate, Lula lembrou a criação do Portal da Transparência, por meio do qual era possível acompanhar, em tempo real, todas as atividades do governo federal. Além disso, citou a Lei de Acesso à Informação e a Lei da Anticorrupção, assim como o fortalecimento do papel de fiscalização da CGU (Controladoria-geral da União) e da AGU (Advocacia-geral da União) no combate à corrupção.