Lula comemora 90 anos do Sindicato dos Bancários ao lado da primeira mulher à frente da entidade

Compartilhar:

Na noite desta terça-feira (16), na comemoração dos 90 anos do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Lula ressaltou não apenas o legado de lutas da entidade, mas também o fato histórico de Juvandia Moreira ser a primeira mulher a presidir o sindicato. Ele lembrou que não faz muito tempo que as mulheres eram discriminadas por usar calças, fumar e que os sindicatos eram dominados por homens.

Para baixar fotos em alta resolução, visite o Picasa do Instituto Lula.

Lula parabenizou Juvandia pela data e lembrou que o sindicato já passou por momentos muito difíceis. “Quando conheci os bancários, a gente só protestava porque não éramos tratados com dignidade”, disse lembrando que muitos órgãos e bancos se recusavam a receber os sindicalistas. Ele também lembrou a grande proximidade dele com o sindicato desde suas origens e declarou: “minha alma é dividida entre os metalúrgicos e os bancários”.

Lula também lembrou que o processo de bancarização ocorrido no Brasil nos últimos anos foi gigantesco, incluindo mais do que o equivalente a uma população da Argentina nos serviços bancários. Juvandia também falou das ações do governo na última década e declarou que o sindicato apoia a regulamentação do sistema financeiro, a diminuição do spread bancário e das taxas aplicadas. “Quase 40% da população está excluída dos serviços bancários. Nós queremos essa inclusão”, lembrou ela.

Leia também:
Lula assina abaixo-assinado pela Reforma Política no aniversário do Sindicato dos Bancários