O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou presença no no seminário “Investindo na África: Oportunidades, Desafios e Instrumentos para a Cooperação Econômica” que o BNDES realizará dia 3 de maio próximo, no Rio de Janeiro. Um dos eixos de atuação do Instituto Lula é trabalhar no aumento da cooperação entre o Brasil e o continente africano, para promover o desenvolvimento e redução da miséria na região.
No contexto das celebrações de seu aniversário de 60 anos, o BNDES está organizando um seminário para discutir oportunidades, desafios e iniciativas para ampliar o comércio, os investimentos e a cooperação Brasil-África. Estreitar as parcerias entre o Brasil e a África, além de significar um reencontro com a nossa própria história, abre espaço para a descoberta de novas oportunidades econômicas, uma vez que vivenciam um momento de progresso e pujança econômicos caracterizados por elevada demanda mundial por commodities, fluxos crescentes de investimento externo e incremento do consumo de massa.
Há, contudo, muitos obstáculos a serem superados para se alcançar objetivos comuns, e para isso é preciso discutir as oportunidades, os desafios e os instrumentos para uma melhor cooperação econômica entre o Brasil e o continente africano.
O evento será dividido em três mesas. A abertura contará com a presença do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, do prefeito Eduardo Paes, do ministro do Desenvolvimento Econômico Indústria e Comércio Exterior, do decano do Corpo Diplomático da África no Brasil e do presidente do BNDES. Na segunda mesa será apresentado, por representantes africanos, o “Programa para o Desenvolvimento da Infraestrutura na África -PIDA”, planejado pelos países do continente para impulsionar o desenvolvimento da região. A terceira mesa será organizada sob a forma de um “Talk Show”, coordenado pelo presidente do BNDES Luciano Coutinho, com a presença de Graça Foster, presidenta da Petrobras e Murilo Ferreira, presidente da Vale, representando empresas brasileiras com investimentos na África. Também estarão na mesa Makthar Diopp, vice-presidente do Banco Mundial para a África e de Carlos Lopes, secretário executivo da Comissão Económica para a África das Nações Unidas.
O público-alvo do seminário são representantes do governo brasileiro, diplomatas de países africanos, instituições multilaterais e regionais da África e de outros continentes, representantes de empresas brasileiras com investimentos ou interesse em investir na África, instituições financeiras.
O evento é restrito. Solicitações de convites e confirmações de presença devem ser feitas pelo e-mail convite@bndes.gov.br, diretamente com o BNDES, que é o organizador do evento.
Programação do seminário:
8h30 – 9h15: Café de boas-vindas
9h15 – 10h: Abertura
10h – 11h15: A África do século XXI e seu Programa para o Desenvolvimento da Infraestrutura – Pida
11h15 – 11h30: Intervalo
11h30 – 13h30: O Brasil e África hoje
Seminário “Investindo na África: Oportunidades, Desafios e Instrumentos para a Cooperação Econômica”
Local: BNDES – Avenida República do Chile, 100 | Rio de Janeiro – RJ – Brasil
Data: 3 de maio, das 8h30 às 13h30
Programação do evento: Clique aqui para baixar a programação completa em PDF
Site oficial sobre o Pida: www.pidafrica.org (em inglês)
O Zap do Lula trás informações quentes e segmentadas para você poder ficar por dentro…
Valorizar essa categoria é um dos planos do governo do Presidente Lula. Entregadores merecem e…
Confira a lista de grupos regionais do Time Lula Brasil aqui! Participe e faça parte…
Trabalho feito por militantes e ativistas voluntários busca organizar a comunicação no WhatsApp
Faça parte do Zap Time Lula Mulheres! Grupos especiais em defesa da democracia construídos por…
8 de março, um dia que simboliza todas as mulheres e suas lutas, que são…