Lula: Congresso é resultado da consciência política no dia das eleições

Ex-presidente afirma que trabalhará pelo fim do orçamento secreto conversando com os deputados

Compartilhar:

Lula no Jornal Nacional

O ex-presidente Lula disse nesta quinta-feira (25), durante entrevista ao Jornal Nacional, que irá combater o orçamento secreto e pediu ao povo brasileiro consciência política na hora de votar em deputados e senador.

“Nós vamos conversar com eles [deputados] para acabar com o orçamento secreto. Primeiro, durante a campanha, você vai perceber que eu vou trabalhar muito essa questão da eleição. E hoje não é só o presidente, os governadores também estão reféns dessas emendas secretas, porque antigamente um deputado ia até o governador para fazer a aplicação de verba. Hoje, os deputados não conversam mais. R$ 200 bilhões! Isso é um escárnio, isso não é democracia”, disse.

“Essas coisas podem ficar certas porque nós vamos resolver. Eu estou olhando assim para você [William Bonner] porque eu quero que você me cobre. Nós vamos resolver conversando com os deputados, e eu espero que a sociedade brasileira aprenda nessas eleições uma lição muito grande: o Congresso Nacional é o resultado da sua consciência política no dia das eleições. Então, quando você for votar, você coloque esperança, você coloque otimismo e não coloque rancor na urna, porque não dá certo”, completou.

orçamento secreto de Bolsonaro afunda país na corrupção, reforçou Lula no Jornal Nacional. Com seu cargo esvaziado, o presidente da República em um “bobo da corte”. É por isso que uma de suas missões em caso de vitória será acabar com esse mecanismo instrumentalizado pelo atual governo.

“Orçamento Secreto não é moeda de troca, isso e usurpação do poder. Acabou presidencialismo, Bolsonaro não manda nada, o Bolsonaro é refém do Congresso Nacional. O Bolsonaro sequer cuida do orçamento, o orçamento quem cuida é o Arthur Lira [Presidente da Câmara]. É ele quem libera as verbas, o ministro liga para ele, não liga para o Presidente.”