O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu hoje, 9, o aumento da participação da mulher na política e o protagonismo feminino em geral.
Em discurso durante ato em Diadema (SP), o ex-presidente afirmou que as mulheres precisam estar representadas no Congresso Nacional como estão na sociedade, em maioria.
“Precisamos eleger muitos deputados e deputadas. Já que as mulheres são maioria, que entupam o Congresso”, afirmou lembrando o exemplo do México, onde as mulheres são 55% dos deputados, 45% dos senadores e 35% dos prefeitos.
O ex-presidente ressaltou que as mulheres não precisam pedir licença ao homem para fazer qualquer coisa e que passou o tempo em que eram vistas como objeto de cama e mesa.
Mulher não quer ser coadjuvante. Ela quer, na verdade, é ser sujeito da história. Ela quer fazer a sua história.
Lula
Lula defendeu que os homens assumam parte da responsabilidade nas tarefas domésticas e se descreveu como um companheiro que ajuda a esposa Janja em casa, por exemplo, lavando louças.
“É verdade que aumentou a quantidade de mulheres no mercado de trabalho, mas a verdade é que ainda não aumentou a quantidade de homens na cozinha para ajudar a lavar louça, para ajudar a cozinhar ou a lavar os pratos. Então, a gente não vai criar esse mundo justo que a gente fala da boca para fora. Nós precisamos ser parceiros de verdade”.
Lula lembrou da resiliência e força da mãe, dona Lindu, e disse ser preciso acordar com força para fazer os projetos de vida acontecerem. “Se as mulheres quiserem, elas fazem acontecer”.