Lula: “Desmatamento não atrai turistas”

Ex-presidente afirmou que sua gestão terá como prioridade a proteção do meio ambiente, com a exploração sustentável da floresta

Compartilhar:

Lula: “Desmatamento não atrai turistas”

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou a importância da Amazônia como potencial polo de turismo sustentável do Brasil. Para tal, disse que o país precisa cuidar melhor tanto de seus cidadãos, proporcionando emprego e renda, como da floresta, que atualmente bate recordes de desmatamento. A afirmação foi feita nesta terça-feira (20/09), em São Paulo (SP), durante encontro com representantes e lideranças do setor de turismo no Brasil.

“Tenham em conta que não virá turista para o Brasil se a imagem nossa for o desmatamento que estamos vendo. Eu já tomei banho nas praias do rio Tapajós e aquela água é azul como anil. Mostrar aquela água marrom por causa do mercúrio não vai trazer turista pra cá”, alertou. “Essa luta de combater desmatamento, queimada, garimpo ilegal e contra a ocupação da Amazônia por quem quer que seja é um compromisso de todos nós. A Amazônia pode ser uma fonte muito grande se a gente criar condições para ela ser. Do jeito que está hoje, não será”, avisou.

No encontro com o turismo, o ex-presidente escutou as demandas dos profissionais e representantes da área, que consideram o setor abandonado pela gestão Bolsonaro. E afirmou que eventual administração dele e de Geraldo Alckmin terá como prioridade a proteção do meio ambiente, com a exploração sustentável da floresta, com soberania nacional. Ou ponto abordado pelo ex-presidente no encontro foi que, para atrair turistas, o Brasil precisa voltar a ser feliz e viver dias de paz.

“Nós vamos ser duros nessa questão do desmatamento, garimpo e queimada. Enquanto não der uma parada nisso a imagem do Brasil não vai melhorar no exterior. Nós temos que ter uma boa imagem aqui e lá fora. E podem ficar certos, esse país vai voltar a ser alegre”, completou.