O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou hoje com Gustavo Petro, prefeito de Bogotá, sobre um intercâmbio maior de políticas públicas entre o Brasil e o governo da capital da Colômbia.
Lula e Petro conversaram sobre programas de moradia, reciclagem e participação popular. O ex-presidente falou sobre a experiência do PT com o orçamento participativo, o programa Minha Casa, Minha Vida e sobre a experiência do Brasil com cooperativas de catadores de material reciclável.
Petro explicou ao presidente o bom momento em que vive Bogotá, com melhora de índices sociais e investimentos estrangeiros. Segundo o prefeito, a cidade conseguiu baixar os índices de violência com uma combinação de políticas de segurança com ações sociais. Os mais pobres não pagam pela água, e Petro conseguiu baixar a tarifa de transporte público e ampliar os investimentos em educação e saúde.
Petro presenteou Lula com uma reprodução da “La Balsa Muisca”, cujo original de ouro representa a cerimônia de posse do cacique do povo de Guatavita.