Lula elogia PSB por apoiar Marília Arraes em Pernambuco

Ex-presidente diz que aliança de todos os setores da esquerda, agora com o prefeito de Recife, João Campos, reconstrói parceria que havia entre ele e Eduardo Campos

Compartilhar:

Lula elogia PSB por apoiar Marília Arraes em Pernambuco

Uma frente ampla se formou também em Pernambuco. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve em Recife nesta sexta-feira (14/10) para participar de uma caminhada ao lado da deputada federal Marília Arraes (SD), que concorre à cadeira principal do Palácio do Campo das Princesas. A novidade foi o apoio do prefeito da capital, João Campos (PSB). Seu partido, que já estava ao lado do ex-presidente, agora fechou questão e está junto com a candidata ao governo estadual.

Lula comentou que a diferenças entre Campos e Arraes, que disputaram a prefeitura recifense em 2020, eram visíveis e que ninguém estava tentando escondê-las, mas que, citando Paulo Freire, era necessário unir os divergentes para vencer os antagônicos.

“O momento mais difícil da minha carreira política foi quando, em 1989, eu tive que pedir para o Leonel Brizola me apoiar no segundo turno. Eu acho que foi uma atitude honesta, coerente e corajosa do PSB de Pernambuco”, disse.

Na eleição de 1989 Brizola era então um dos políticos mais influentes do Brasil e considerado franco favorito para a disputa, mas acabou ficando de fora do segundo turno por pouco menos de 500 mil votos, restando à Lula representar o campo progressista.

“Eu não conheço a adversária da Marília, então não posso falar mal uma vírgula. O que eu sei é que todas as pessoas que estão ao lado do Bolsonaro foram apoiar ela. Então eu acho que o PSB tomou uma decisão correta”, garantiu Lula.

O ex-presidente também observou que a parceria entre ele e Marília, com o apoio do PSB, tem como conduzir ambos à vitória. O objetivo, afirmou, é reconstruir a governança de parceria que existia entre ele e Eduardo Campos, para que Pernambuco tenha um futuro próspero e de desenvolvimento.

“Marilia teve coragem, foi para o segundo turno, e agora todo mundo que quiser manter o estado governado democraticamente, que a gente possa juntar todos os setores de esquerda para fazer uma baita administração, precisam apoiar ela”, garantiu.

A candidata ao governo pernambucano, por sua vez, agradeceu os apoios que está recebendo e disse que pretende vencer para governar ao lado de Lula e ao lado do povo.

“Quero fazer um agradecimento público ao prefeito João Campos, que tão jovem teve esse discernimento a favor da democracia, a favor de um governo progressista aqui em Pernambuco, que nos ajudou a fazer essa unidade, e o senador Humberto Costa, passando por todas as divergências para que pudesse acontecer e que, hoje, são muito menores do que está em risco em nosso estado e em nosso país”, completou Arraes.