Lula fala sobre Dorcelina Folador

Compartilhar:

Hoje faz 14 anos que Dorcelina Folador,prefeita da cidade de Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul, foi assassinada. Lula lembrou a data e deixou um recado para nós sobre esta grande companheira, exemplo de mulher e política:

Eu conheci a Dorcelina Folador como militante do PT, como política, como liderança do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, como defensora das reivindicações de gênero e depois como prefeita de Mundo Novo. Foi uma companheira de um valor político extraordinário, de uma garra excepcional. Uma daquelas mulheres que brigava 24 horas por dia pelo que acreditava. E foi exatamente por ser assim, por ter esse comportamento desafiador, que ela foi assassinada dentro da sua casa.

Ela foi uma extraordinária prefeita, uma boa gestora e, em nenhum momento, em função de ser gestora de um patrimônio público como uma Prefeitura, ela deixou de militar no movimento social. Ela merece o respeito e a admiração do PT e eu particularmente gostaria que o PT tivesse muito mais gente com o caráter e com a garra da Dorcelina Folador.

Para quem era dirigente do PT, a morte de uma militante como a Dorcelina é uma coisa muito pesada porque você não consegue formar uma liderança em pouco tempo. Não é uma coisa que se aprende na escola. A pessoa pode aprender uma noção básica na escola, mas ela vai ser polida na luta real de cada dia.

A minha lembrança é a de que, mais do que uma prefeita, ela era uma guerreira em defesa das causas do povo oprimido desse país. Por isso eu acho que o PT precisa, nos seus cursos de formação política, mostrar algumas das nossas referências e a Dorcelina certamente é uma referência de mulher, de política e de militante.