Lula: governos petistas aumentaram o orçamento da Saúde em 78%

No debate da TV Globo, Lula criticou a péssima gestão de Bolsonaro na pandemia e disse que ao menos metade das mortes poderiam ter sido evitadas

Compartilhar:

Governos petistas aumentaram o orçamento da saúde em 78%

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a gestão do adversário Jair Bolsonaro na saúde, especialmente durante a pandemia, e lembrou o legado dos governos petistas área, quando houve alta de 78% no orçamento, entre 2003 e 2015.

Entre diversos números positivos dos governos petistas, houve também inclusão de 18.240 médicos, com atenção também para os lugares longínquos do país, que tradicionalmente tinham menos assistência. Além disso, 24 equipes do Brasil Sorridente (saúde bucal), 2.825 ambulâncias e 583 UTIs móveis (Samu), em mais de três mil municípios, 449 UPAs com capacidade para atender mais de três milhões de pessoas, além do Farmácia Popular, com oferta de medicamentos para ao menos 30 milhões de pessoas e que o governo Bolsonaro reduziu pela metade.

Lula também lembrou que o governo Bolsonaro é responsável por ao menos metade das mais de 680 mil mortes pela Covid-19 por ter demorado na decisão de comprar vacinas. Mais uma vez, ele destacou o papel dos trabalhadores do SUS no atendimento da pandemia e disse que, não fossem eles, o número de vítimas poderia ter sido maior.