Lula: houve retrocesso e o Brasil está desamparado

Compartilhar:

Ao analisar a situação do mercado de trabalho, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, na manhã desta terça-feira (1), que houve retrocesso e o Brasil está desamparado, como nos anos 1940 e 1950, com desemprego alto e trabalhadores sem proteção social. Lula concedeu entrevista à Super Rádio Tupi, do Rio de Janeiro.

“No meu período de governo, conseguimos criar 20 milhões de empregos com carteira assinada”, destacou o ex-presidente. Lula comentou que hoje, além do desemprego muito grande, existe o chamado trabalho intermitente, um bico, que as pessoas trabalham quando têm. “As pessoas não têm décimo terceiro, as pessoas não têm férias, as pessoas não têm previdência social, as pessoas estão desamparadas, como nos anos 50, 40”, disse.

O ex-presidente afirmou que a sociedade brasileira só terá estabilidade quando viver em pleno emprego e não precisar de auxílio do governo. “Que as pessoas possam viver às custas de seu trabalho. É esse país que precisamos construir. Precisamos fazer políticas que sejam consistentes”.

Lula lembrou que, em 2014, no fim do primeiro mandato da ex-presidenta Dilma Rousseff, o Brasil só tinha 4% de desemprego o menor da história.  Ele disse que a sucessora – a quem chamou de mulher de caráter, ética e com competência técnica –, não conseguiu fazer o segundo mandato porque foi vítima de uma conspiração para o golpe e evitar que ele voltasse ao poder.

“Eu tenho orgulho da presidenta Dilma. A Dilma é uma mulher extraordinária, uma mulher de muita competência. Ela não conseguiu fazer o segundo mandato na qualidade que a gente esperava porque o PMDB elegeu o Eduardo Cunha como presidente da Câmara, para não permitir que a Dilma fizesse as coisas que tinha que fazer”.

Ele lembrou do legado dos governos petistas:  baixo desemprego, valorização do salário mínimo e acordos salariais reajustados acima da inflação, garantindo ganho real para o trabalhador.

Assista à íntegra da entrevista à Super Rádio Tupi do Rio: