O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira (21/09), durante entrevista ao Canal Rural, que trabalhará para fortalecer a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que vem sofrendo um processo de desmonte por parte do governo de Jair Bolsonaro.
“Eu vou trabalhar para recuperar a Embrapa e fazer ela ser motivo de orgulho, para trabalhar com institutos particulares, empresas, laboratórios, porque o Brasil precisa de uma Embrapa moderna e produtiva”, completou.
Lula ressaltou que a empresa não pode servir apenas para pagar salário. “Nós precisamos recuperar a Embrapa, ela é motivo de orgulho para qualquer brasileiro. Agora, eu fiquei sabendo que o orçamento dela só tem 2% para investimento. O resto é para folha de pagamento. Está errado! Ela tem que ter mais dinheiro para investimento”, declarou.
O ex-presidente defendeu que o orçamento da empresa precisa aumentar, e fez uma analogia entre a renomada estatal brasileira e um município, pedindo para que as pessoas imaginassem como uma cidade poderia se desenvolver gastando 98% de todo o dinheiro disponível apenas para pagar salários.