Lula no Flow: Brasil deve ser competitivo para disputar mercado da indústria 4.0

Em entrevista, ex-presidente afirmou que vai fazer a juventude estudar para desenvolver softwares e games

Compartilhar:

Lula no Flow: Brasil deve ser competitivo para disputar mercado de games e da indústria 4.0

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que o Brasil precisa se preparar para a indústria 4.0 e fazer com que seus jovens estejam aptos para disputarem o emprego do futuro no mercado de games. “O Brasil precisa se entender como um país grande, por isso precisamos colocar a juventude para estudar, se aperfeiçoar e mandar muita gente para fora estudar em universidade, para ser competitivo e pode disputar mercado”, disse em entrevista ao Flow Podcast.

Lula contou que sua proposta é juntar empresários e universidades para discutirem o emprego e o mercado de dados. “Essa loucura digital, como a gente vai preparar a juventude para usar bem, se ela não tem possibilidade de estudar? Por isso que eu vou voltar com o Prouni, o Fies. Quero que a molecada estude engenharia para ser todo mundo campeão de games, fazedor de software. É assim que o Brasil vai crescer.”

Na conversa com o anfitrião Igor 3K, o ex-presidente contou que o Instituto Lula fez uma discussão sobre a indústria 4.0, em maio deste ano e criou a Cartilha Lula Play, com sugestões para estimular esse mercado digital.

Entre as propostas: regulamentar a profissão de desenvolvedor, como garantia de direito para os trabalhadores da indústria; criar cursos técnicos e superiores para desenvolvedores de jogos, revisar a legislação de banda larga para extinguir o limite de consumo de dados e melhorar a velocidade da conexão; além de criar incentivos fiscais e financiamento adequado para criação de novas empresas do setor. “Sacou que estamos antenados a esses problemas? É o novo mundo do trabalho”, afirmou.