Lula no Maranhão: “Nós vamos recriar o Ministério das Mulheres”

Ex-presidente critica machismo e violência secular e diz que governo tem que agir como uma mãe, de forma sensível, humana e solidária

Compartilhar:

Em encontro com as quebradeiras de coco, Lula diz que vai recriar o Ministério das Mulheres

Em conversa com quebradeiras de coco neste sábado (03/09), em São Luís (MA), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lembrou a luta das mulheres por sobrevivência, criticou a violência secular da qual muitas são vítimas e disse que vai recriar o Ministério das Mulheres, para tratar dos interesses específicos delas.

“Nós vamos recriar o Ministério das Mulheres”, disse. Lula afirmou que é preciso assegurar a todos o direito ao respeito, ao trabalho, ao salário e a uma casa, o ex-presidentes destacou as condições das mulheres e disse que ainda prevalece o machismo na sociedade brasileira, que dificulta a situação feminina.

Lula citou como exemplo homens que se acham progressistas, mas acham que lavar louça e cozinha é tarefa exclusiva da mulher. “Não é. A gente pode repartir essas coisas com as companheiras, e viver melhor, viver feliz”.

Como uma mãe

O ex-presidente lembrou políticas inclusivas de seus governos, como o Luz para Todos e voltou a dizer que governar é agir como uma mãe, de forma sensível, humana e solidária para cuidar do coletivo da família, tratando todos com igualdade, mas com um pouco mais de cuidado com o filho mais fraco.

“E assim é o governo. O governo existe para fazer com que as pessoas de baixo tenham oportunidade de fazer um curso como você fez, porque todos nós sonhamos em fazer um curso, todos nós”.
Em diferentes manifestações públicas, o ex-presidente tem destacado o protagonismo feminino. Ele defende, por exemplo, equiparação salarial com os homens e mais mulheres na política.