Lula: “Pra eles cultura é coisa de comunista; pra gente é libertação”

Compartilhar:

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou neste domingo (17) do Festival Lula Livre em Recife, que reuniu mais de 200 artistas e milhares de pessoas na Praça do Carmo para celebrar a liberdade de Lula e exigir a anulação dos processos contra o ex-presidente.

A uma multidão que reuniu caravanas de todo o Nordeste no coração de Pernambuco, Lula exaltou a cultura e agradeceu a solidariedade dos participantes. “Cultura pra eles é coisa de comunista. Mas cultura pra gente é libertação. É educação e conhecimento”, afirmou.

O primeiro ato público de Lula no Nordeste marcou o reencontro do ex-presidente com o povo, após 580 dias de prisão política. Em seu discurso, Lula lembrou o período de isolamento. “Eu hoje sou um homem melhor do que aquele que entrou na cadeia. Sou um homem mais maduro. Hoje sei que nada destrói aqueles que têm a capacidade de amar nesse país”, refletiu.

Ao povo nordestino, o ex-presidente falou do legado das gestões petistas na região, que colocaram o Nordeste na rota de investimentos e das políticas públicas federais. “Esse povo nordestino aprendeu a comer três vezes por dia, aprendeu a ter água, aprendeu a ter emprego. Esse Nordeste é exportador de dignidade”.

Após cinco dias no Nordeste, Lula segue para São Paulo, onde nesta semana será realizado o Congresso do PT. O ex-presidente também passou pela Bahia, onde participou da reunião da Executiva do partido.