Em entrevista à Rádio Clube de Pernambuco, na manhã desta quarta-feira (9), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que é necessário diálogo entre os setores da sociedade para recuperar o Brasil econômica e politicamente em um eventual novo governo.
“Quero conversar com todo mundo, com quem gosta de mim e com quem não gosta. Porque se a gente ganhar, vou ter que conversar com todo mundo, com quem gosta e com quem não gosta. Com o banqueiro e com o bancário, com o operário e com o empresário, para recuperar a destruição que foi feita neste país. Precisamos de todo mundo para recuperar este país, é uma tarefa para 213 milhões de brasileiros”, disse Lula.
Perguntado sobre o cenário eleitoral, em que pesquisas apontam uma vantagem significativa para sua candidatura, o ex-presidente pregou calma e lembrou seus resultados em outras votações.
“A gente não pode ser presunçoso quando disputa uma eleição. Eu nunca ganhei no primeiro turno. Disputando o segundo, eu consegui construir alianças políticas e me fortalecer. Quero mostrar o que aconteceu neste país no nosso governo. Não posso esquecer o legado que nós deixamos para este país. O presidente que está aí não liga para o Nordeste. Sempre recebi todo mundo, independente de partido. E é com essa disposição e civilidade que eu quero governar este país”, completou.
Veja outras declarações de Lula para Rádio Clube de Pernambuco:
Quando eu falo que eu quero a filha da empregada doméstica no mesmo banco da escola da filha da patroa, eu não estou querendo desprezar a patroa, rebaixar, estou querendo elevar a vida do povo brasileiro.
— Lula (@LulaOficial) February 9, 2022
Em Araraquara, o prefeito @edinhosilva fez um aplicativo para que os motoristas trabalhem em cooperativas, ganhando 90% em cada corrida e não dar 25%, 50% para a plataforma.
— Lula (@LulaOficial) February 9, 2022
Bolsonaro agora está visitando o Nordeste, mas passou quatro anos brigando com os governadores e ofendendo os nordestinos. Quando fui presidente respeitei cada governador e prefeito, porque eles também foram eleitos. É esse o comportamento civilizado.
— Lula (@LulaOficial) February 9, 2022
Eu quero conversar com todo mundo. Vou conversar com o trabalhador e o patrão. Vou conversar com o bancário e com o banqueiro, com o trabalhador rural e com o fazendeiro. Vou conversar com todo mundo para reconstruir esse país que foi destruído após o golpe contra a Dilma.
— Lula (@LulaOficial) February 9, 2022
Eu já tive a experiência de ficar um ano e meio desempregado. É uma vida sofrida e você começa a perder sua autoridade moral. O emprego é uma coisa extraordinária para a manutenção de um país harmônico, que é o que nós queremos.
— Lula (@LulaOficial) February 9, 2022
O que gera emprego de verdade é o dinamismo da economia. O povo precisa ter recurso, o povo precisa comprar, aí o comercio vai vender e a indústria vai produzir. A solução para esse país é colocar o povo no orçamento.
— Lula (@LulaOficial) February 9, 2022
Os outros que vão disputar as eleições vão ter que teorizar. Eu não. Eu vou dizer "eu já fiz e vou fazer outra vez". Eu fiz porque eu vim de onde esse povo mora. Eu sei o que é passar fome e morar em barraco. Sei o que é uma mãe com 8 filhos não ter o que dar de comer para eles.
— Lula (@LulaOficial) February 9, 2022
Não é possível que o país que descobriu a maior reserva de petróleo do século XXI esteja importando gasolina. Nós temos que ter refino. O que está acontecendo com essa política atual da Petrobrás? Estamos exportando óleo cru e importando gasolina dos Estados Unidos em dólar.
— Lula (@LulaOficial) February 9, 2022
Eu sou um homem de 76 anos com mais esperança do que quando eu tinha 20. As pessoas falam "nossa, como você está motivado!". Eu estou motivado porque eu tenho uma causa, e minha causa é fazer o povo desse país voltar a comer, voltar a trabalhar, voltar a estudar, voltar a sorrir.
— Lula (@LulaOficial) February 9, 2022