Lula prega políticas bem planejadas para levar desenvolvimento à Região Metropolitana de Piracicaba

Compartilhar:

Durante entrevista para a rádio Educadora, de Piracicaba (SP), no início da tarde de hoje, 29, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou sobre a recém-criada Região Metropolitana de Piracicaba, que reúne 24 municípios do interior paulista, e ressaltou a necessidade de políticas bem coordenadas para promover o desenvolvimento para todos.

“Criar região metropolitana é muito bonito, mas é preciso que o estado assuma, junto com as prefeituras, o que vai fazer para desenvolver essa região metropolitana, como vamos cuidar do transporte, como vamos cuidar da habitação, como vamos cuidar do modelo de desenvolvimento, incentivo para o desenvolvimento. Tudo isso tem que estar em um jogo muito combinado entre o governo federal, o estado e os prefeitos, porque senão a coisa não funciona”, declarou.

Lula também destacou que tanto ele quanto o ex-governador de SP, Geraldo Alckmin, trabalharam pelo desenvolvimento da região, especialmente na área de cana de açúcar e um de seus principais derivados, o etanol. 

“Se for pegar Piracicaba, pegar a questão da cana de açúcar como exemplo, eu posso dizer que pouca gente cuidou do etanol como eu e o Alckmin cuidamos, ele como governador do estado e eu como presidente da República, valorizando o etanol, levando o etanol para discutir em todos os países do mundo, tentando fazer com que a União Europeia incluísse o etanol na gasolina”, relembrou. 

Legado em Piracicaba

Durante os 13 anos dos governos Lula e Dilma, foram criados 55,5 mil postos formais de trabalho em Piracicaba, com destaque para a inauguração da primeira fábrica da Hyundai no Brasil, em 2012. Já na Educação, o campus do Instituto Federal de São Paulo na cidade foi aberto ao público em 2010, e o Prouni e o FIES beneficiaram quase 12 mil estudantes.

A cidade também recebeu 25 novos médicos pelo Mais Médicos, 46 equipes de Saúde da Família. Quatro novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e 2 Centros de Especialidades Odontológicas do Brasil Sorridente foram criados durante o período.

Desmentindo fake news 

Na entrevista, Lula também brincou com uma das inúmeras notícias falsas sobre sua família que circulam na internet. Ele citou uma fake news que envolvia a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), que faz parte da USP e foi fundada há 121 anos em Piracicaba. Durante anos, uma foto do prédio sede da escola circulou na internet com um texto que afirmava falsamente que se tratava da casa de um dos filhos de Lula.

“Queria dizer, primeiro, que o meu filho não é dono da Esalq, porque, durante as acusações que faziam contra a minha família, pegavam o prédio da Esalq e vendiam na internet como se fosse a casa do meu filho”, lembrou. “A segunda coisa que eu posso dizer é que, durante as eleições, eu quero ver se vou a Piracicaba. Tive muita relação com a cidade nos anos 80, fui duas vezes como presidente, quero voltar a almoçar no Mirante (do rio Piracicaba)”, disse.