O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi recebido na manhã desta sexta-feira (19) pelo presidente da Espanha, Pedro Sánchez. No encontro, eles falaram do papel que Espanha e Brasil podem ter para a consolidação do desenvolvimento na América Latina, com governos solidários e democráticos. O encontro aconteceu no Palácio de Moncloa, em Madri.
Lula e Sánchez conversaram também da integração europeia e da América Latina, discutindo o papel que o Brasil já teve – e que pode voltar a ter, e a participação da Espanha numa Europa mais integrada e mais coesa.
Eles discutiram ainda a importância das relações bilaterais de Brasil e Espanha, e trocaram experiências sobre programa sociais desenvolvidos em seus países. Lula e Sánchez falaram do Bolsa Família, do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, iniciativas de inclusão social implementadas por Lula e que estão sendo destruídas no Brasil. Também comentaram os riscos para as democracias e a importância de se contrapor com governos democráticos e voltados para o crescimento sustentável e a igualdade.
Veja a galeria de imagens:
1 – Importante diálogo com o presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez (@sanchezcastejon) hoje em Madrid. Falamos sobre a integração europeia e da América Latina, além da importância das relações Brasil Espanha.
— Lula (@LulaOficial) November 19, 2021
📷 @ricardostuckert pic.twitter.com/LWtV9yw28j
2 – Também conversamos sobre nossas experiências na construção de políticas públicas de combate à desigualdade. E dividimos a preocupação com o tema das mudanças climáticas e a importância da solidariedade entre as democracias no enfrentamento ao avanço da extrema direita. pic.twitter.com/iQoIhSuek8
— Lula (@LulaOficial) November 19, 2021
Nessa terça-feria, Lula se reuniu com os trabalhadores espanhóis, representados pela confederações sindicais CCOO (Confederación Sindical de Comisiones Obreras) e UGT (Unión General de Trabajadores).
Ayer jueves, @UnaiSordo, secretario general de @CCOO, acompañado por @CarolinaVidal_L y @MariCruzCCOO en representación de la CEC, se reunieron con el expresidente de Brasil 🇧🇷 , Luiz Inácio @LulaOficial da Silva en su visita a Madrid pic.twitter.com/rMURxoXVG5
— COMISIONES OBRERAS (@CCOO) November 19, 2021
“Desde #UGT estamos comprometidos en el replanteamiento del trabajo sindical en el mundo”
— UGT (@UGT_Comunica) November 18, 2021
🤝Pepe Álvarez (@SG_UGT), @crisap83 (Vicesecretaria General #UGT) y Jesús Gallego (@UGT_INT) se han reunido con @LulaOficial en su visita a #Madrid pic.twitter.com/FU8PHgrV66