O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue líder isolado nas pesquisas eleitorais. Levantamento realizado pelo Ibope e divulgado nesta quinta-feira (28) mostra Lula com 33% das intenções de voto para a disputa presidencial de outubro.
Preso político há 82 dias, Lula continua crescendo nas pesquisas mesmo frente à perseguição jurídica que o mantém encarcerado injustamente em Curitiba.
O segundo colocado, o deputado federal Jair Bolsonaro, tem menos da metade das intenções de voto de Lula, pontuando 15%.
O Instituto ouviu 2 mil eleitores em 128 municípios entre os dias 21 e 24 de junho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
No cenário sem Lula, a abstenção dispara para 33% dos entrevistados, que responderam pela opção do voto nulo ou branco e 8% afirmam não saber em quem votar.
Lula candidato
O Partido dos Trabalhadores já confirmou a escolha de Lula como o candidato na disputa pelo Planalto. Lula pode concorrer às eleições uma vez que ainda tem recurso plausível para ser julgado em instâncias superiores. A candidatura é garantida pela Lei da Ficha Limpa que prevê que, sob essas condições, os candidatos têm até a data da diplomação para reverter a inelegibilidade. A Constituição também assegura a manutenção dos direitos políticos até que o processo transitado em julgado, ou seja, até a última instância.