Lula sobre Fies: “A gente não pode sacrificar um estudante que não pode pagar”

Ex-presidente defende prorrogação das dívidas e diz que educação é compromisso de honra, profissão de fé

Compartilhar:

Ex-presidente Lula concedeu entrevista à rádio Super nesta manhã

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva mandou uma mensagem tranquilizadora aos jovens que estudam com financiamento do Fies e estão preocupados com as dívidas acumuladas com o programa. Para ele, oferecer condições para que a juventude alcance e conclua o ensino universitário “é compromisso de honra, quase uma profissão de fé”.

Lula, que criou o sistema de inclusão de jovens no ensino superior, sinalizou com a possibilidade de acordo e prorrogação da dívida e disse que voltará a fortalecer o sistema – tanto o Fies, quanto o Prouni –, caso vença as eleições.

Fotos: Ricardo Suckert

“Eu não estou preocupado com a dívida dos companheiros e das companheiras, dos nossos jovens que estão estudando e estão devendo o Fies. Se a pessoa não pode pagar, você pode fazer uma prorrogação da dívida, um acordo da dívida. A gente não pode querer sacrificar um estudante que não pode pagar um curso. Não vamos sacrificar. Pode ficar certo de que nós vamos voltar a fortalecer o Fies. O governo vai voltar a ser o avalista do Fies e você vai continuar estudando”, disse, em resposta a um estudante que enviou pergunta para a rádio mineira Super Notícia, com a qual o ex-presidente conversou ao vivo na manhã desta quarta-feira (17/08).

Lula afirmou ainda que não é o Fies que vai quebrar o Brasil, mas a irresponsabilidade de governantes. “O Fies é sagrado para que a gente dê oportunidade para as pessoas poderem estudar”, disse. Na conversa com a rádio, Lula voltou a repetir que o Brasil está precisando de livros, de educação e de amor. “É muito melhor para o povo brasileiro ter muitos espaços para ler, estudar e aprender.”